A Atenção Primária à Saúde (APS), de acordo com o Ministério da Saúde, é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das pessoas.
A Atrys, empresa global que presta serviços de diagnóstico e tratamento médico, apresentou resultados positivos com o seu Programa de APS Remoto da unidade do Brasil.
O case utilizou uma amostra de 4.987 pessoas que foram atendidas pelas equipes de saúde da Atrys Brasil durante o período de nove meses, sendo que 8% desse público são crianças, 47% adultos e 45% idosos.
O nível de satisfação da população acompanhada pelo APS Remoto aponta que 81% indicaria o programa para um familiar ou amigo (NPS – Net Promoter Score – Métrica de Lealdade do Cliente).
Como resultado do case, os indicadores clínicos mostram fatores de risco na saúde dessa população: 71% com risco cardiovascular de médio à severo, 40% hipertensos, 27% diabéticos, 51% com sobrepeso ou obesidade, 35% com doenças osteomioarticulares e 37% com alterações emocionais.
Outros dados interessantes apresentados no case apontam que 61% das pessoas apresentam diversas queixas de saúde e 79% das pessoas apresentam predisposição a mudar seus hábitos.
O case traz ainda indicadores estruturados de acordo com os atributos da APS, tais como acesso às equipes de saúde, sendo que 48% das interações ocorreram via WhatsApp, 23% através de busca ativa pelos profissionais de saúde e 14% com acesso à Enfermeiros e Médicos da central clínica 24h da Atrys Brasil.
O atributo integralidade mostra que 84% das pessoas realizaram consultas/orientações com a equipe Nuclear (Enfermeiros e Médicos), 59% exames e prescrições e 29% foram atendidos pelas equipes multidisciplinares (Psicólogos, Nutricionista, Farmacêuticos, Assistentes Sociais etc.).
Para o atributo coordenação, 29% das demandas foram de atendimentos de nível I (equipes nuclear e multidisciplinar), 19% nível II (interação com a rede credenciada do cliente), 14% nível III, sendo 9% de interações diretas com o cliente e 5% para discussão de casos complexos e trabalho com familiares.
A resolutividade final do case da Atrys Brasil, após nove meses, mostra que 74% das pessoas que participaram do programa, mesmo possuindo condições crônicas de saúde, evitaram internações devido às ações da APS Remota – Atenção Primária a Saúde.