O Samsung Creative Startups, programa de aceleração de startups da Samsung, acontece desde 2016. E o seleto grupo de projetos selecionados para o Batch #5, a fase final da atual edição, reforça uma tradição construída ao longo dos últimos anos: a preocupação da Samsung em investir e apostar em soluções para a área da saúde.
Levando em consideração as quatro primeiras edições do Creative Startups, 11 equipes foram aceleradas pelo programa e mantêm suas startups ativas no setor. São projetos de seis estados diferentes – do Rio Grande do Sul ao Amazonas – e que apresentaram ideias criativas e promissoras para ajudar profissionais da saúde, pacientes e seus familiares.
“A saúde é um dos pilares mais importantes da sociedade e um setor que precisa cada vez mais de suporte tecnológico e criativo para resolver problemas e atender demandas tanto para os médicos como para quem precisa de cuidados. Para a Samsung é um orgulho, mas também um dever investir em projetos que podem contribuir com a área da saúde”, afirmou Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.
Em 2016, por exemplo, a startup gaúcha Optix (optixpacs.com.br) foi acelerada no Batch #1 e desenvolveu um sistema de transmissão de imagens utilizando protocolo DICOM para laudos médicos a distância, algo essencial para os dias de hoje. A Joga (wearejoga.com), de Santa Catarina, criou um sistema de monitoramento e análise de jogadores de futebol tanto para amadores quanto profissionais, que ajuda a prevenir lesões e melhorar o desempenho. Já a NeuroUP (neuroup.com.br), de Pernambuco, utiliza sensores de biofeedback na cabeça do paciente para, ao mesmo tempo em que as atividades fisioterápicas são feitas, o usuário controle um player de um game para smartphones.
Da edição de 2019 saiu a paulista Epistemic (epistemic.com.br), que está criando um dispositivo capaz de prever convulsões com cerca de 25 minutos de antecedência. Já a KeepSmiling, do Amazonas, investiu na saúde odontológica das crianças misturando técnicas de inteligência artificial com atividades divertidas para melhorar a escovação dos dentes.
A lista das 11 startups de saúde aceleradas desde 2016 e que estão ativas tem ainda EasyGlic (/www.easymedical.com.br/glicose.html), do Distrito Federal, que ajuda a controlar níveis glicêmicos com um wearable não invasivo, as paulistas Phelcom (www.phelcom.com.br), com soluções para otimizar e agilizar exames de oftalmologia, Fofuuu (fofuuu.com), que ajuda a criar e aplicar exercícios de fonoaudiologia para crianças, e Hoobox (hoobox.one), que criou uma cadeira de rodas controlada por expressões faciais, e as amazonenses Alltism, ferramenta de apoio ao desenvolvimento de crianças sob o espectro do autismo, e RealVM, simulador de realidade aumentada para treinar e educar alunos de medicina em procedimentos de ventilação mecânica e possíveis reações de um paciente virtual.
Para o Batch #5, cinco das 14 startups selecionadas têm a saúde como foco principal: CogniSigns (SC), Lenscope (SP), Preveni (PR), SleepUp (SP) e Work-Right Startup (AM). Elas saíram de um grupo de 40 inscritos e passarão por mentorias técnicas e de mercado, treinamentos e assessorias, inclusive com profissionais da Samsung. As equipes receberão até R﹩ 200 mil reais, livres de equity, para serem investidos no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços apresentados, conforme regras previstas pela Lei da Informática.
Conheça um pouco mais sobre as startups de saúde selecionadas para o Batch #5:
Startup: CogniSigns (www.cognisigns.com)
Local: Florianópolis (SC)
Tema: Saúde. Quando pais ou cuidadores levam o paciente com suspeita de TEA ao médico, ele segue um protocolo mundial de perguntas para identificar sinais do autismo.
Startup: Lenscope (lenscope.com.br)
Local: Campinas (SP)
Tema: Saúde. Aplicativo móvel que permite a tomada de medidas da face, para montagem de óculos remotamente.
Startup: Preveni (www.preveni.com.br)
Local: Londrina (PR)
Tema: Saúde. Analisa o risco dos pacientes de acordo com a Escala de Braden e emite avisos indicativos, automatizados e parametrizados para a mudança de decúbito para otimizar o trabalho dos hospitais.
Startup: SleepUp (www.sleepup.com.br)
Local: São Caetano do Sul (SP)
Tema: Saúde. Tratamento remoto, virtual e personalizado para insônia, com maior acessibilidade, custo-benefício e sem uso de medicamentos.
Startup: Work-Right Startup
Local: Manaus (AM)
Tema: Saúde. Roupa equipada com módulos/sensores para captar a posição e o movimento feito naquela parte específica do corpo. Pode ser utilizado por atletas para monitoramento da correto movimento de atividade física.