Biotecnologia aliada à saúde

Antibióticos, vacinas e insulina para tratamento da diabetes. Esses são alguns exemplos de onde a Biotecnologia pode ser aplicada na área da Saúde. De acordo com a  coordenadora do Programa de Doutorado Profissional em Biotecnologia Industrial da Universidade Positivo, professora Leila Teresinha Maranho, apesar de contemplar atividades produtivas praticadas há mais de seis mil anos para o desenvolvimento de produtos alimentícios, a biotecnologia ganhou notoriedade somente nas últimas décadas. “Hoje em dia é considerada uma das áreas do conhecimento com maior potencial de trazer benefícios significativos à humanidade neste século, já que tem impacto direto no tratamento de doenças”, explica.

Segundo a professora, os anticorpos monoclonais, por exemplo, são um grande avanço, já que podem ser utilizados, inclusive, no tratamento de alguns tipos de câncer. “Em laboratório, produzimos os anticorpos monoclonais específicos para um tipo de antígeno”, conta.

A Universidade Positivo está com inscrições abertas para o Doutorado Profissional em Biotecnologia Industrial. São quatro áreas de concentração: Agroindustrial e Agroalimentar, Biocombustíveis, Meio Ambiente e Saúde. O programa foi recomendado com conceito máximo pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Por ser um Doutorado Profissional, o curso tem foco no mercado de trabalho e, como principal propósito, qualificar profissionais, estreitando a relação entre a universidade e o setor produtivo.

Com início em 14 de março, o Doutorado Profissional tem duração de quatro anos e as inscrições seguem até 1° de março. Mais informações e o edital podem ser acessados pelo site www.up.edu.br/mestrado-e-doutorado/biotecnologia-industrial.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.