O Cardiômetro (www.cardiometro.com.br) – ferramenta de alerta da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) – ganhou o Prêmio Abril & DASA de Inovação Médica, com curadoria da revista Saúde, na categoria Prevenção. A escolha do vencedor foi feita por um júri técnico e por votação popular.
A premiação foi no dia 5 de dezembro, em São Paulo (SP), com a presença da diretora financeira da SBC (gestão 2016/17), Gláucia Moraes de Oliveira, que coordenou a metodologia de cálculo e as estatísticas do Cardiômetro junto com o idealizador e coordenador do projeto, Marcus Bolívar Malachias, e do diretor de comunicação da SBC (gestão 2016/17), Celso Amodeo.
Os dados publicados no Cardiômetro são atualizados com base em um programa de previsão estatística com a metodologia desenvolvida e amparada por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.
Os números amparam debates para que especialistas busquem novas formas de melhorar a prevenção cardiovascular e governos direcionem de forma mais efetiva os investimentos em saúde. “Eles servem também para sensibilizar a população sobre a importância de prevenir as doenças cardiovasculares evitando os fatores de risco para o coração”, lembra o presidente da SBC, Oscar Dutra.
De acordo com a projeção mais atual da ferramenta, estima-se que, “até 31 de dezembro, o Brasil deverá registrar 396.478 mortes pelas doenças cardiovasculares, principal causa de óbitos no país”, destaca Marcus Malachias. “O portal do Cardiômetro nos permitiu demonstrar as ferramentas disponíveis para preveni-las”, finaliza Gláucia Moraes de Oliveira.