No mês marcado pelo Dia Mundial da Conscientização de Duchenne (07/09), a PTC Therapeutics, biofarmacêutica global voltada para a ciência, investe na ampliação do conhecimento dos profissionais de saúde e lança uma cartilha e um guia com os marcos do desenvolvimento infantil. Os materiais fazem parte da campanha de conscientização de distrofia muscular de Duchenne (DMD), chamada ‘Esse menino sou eu’, uma iniciativa liderada pela Aliança Distrofia Brasil (ADB), que tem como principais objetivos informar a sociedade a respeito da doença, dar voz aos pacientes e incentivar o diagnóstico precoce.
Além da conscientização da classe médica, a disseminação dessa forma de conteúdo contribui com a própria sociedade. Os profissionais podem fomentar a importância de os responsáveis estarem atentos a qualquer atraso no desenvolvimento da criança e já considerarem alguns sinais relevantes para uma investigação médica. Ainda que cada indivíduo tenha o seu tempo de desenvolvimento, existem marcos e etapas que são semelhantes para todos, principalmente na infância, e qualquer atraso para atingi-los deve ser motivo de atenção.
“Além de informações sobre a distrofia muscular de Duchenne (DMD), o guia apresenta as fases de desenvolvimento da criança, para que o médico possa avaliar se o paciente atinge as etapas cognitivas e motoras, ou se apresenta sinais de alerta, como atraso na fala e nos primeiros passos, quedas frequentes, correr e caminhar nas pontas dos pés, aumento das panturrilhas e dificuldade para levantar-se do chão, utilizando as próprias mãos para escalar o corpo”, conta Rogerio Silva, presidente da PTC Therapeutics do Brasil.
Já a cartilha, se aprofunda nos estágios da doença e na importância do tratamento multidisciplinar. “A DMD afeta um a cada 3.500-5.000 meninos nascidos vivos. Com a cartilha e o guia, conseguimos disseminar informações sobre a doença e ajudar os profissionais de saúde a reconhecerem os sinais e sintomas. Quanto antes a doença for diagnosticada, mais tempo e qualidade de vida esses meninos terão”, explica o executivo.