CME: saiba mais sobre uso de contêineres e cestos no processamento de produtos para saúde

O Centro de Materiais e Esterilização (CME) é o setor responsável pelo processamento de produtos para saúde (PPS). É lá que se realiza a limpeza, o preparo, a esterilização e armazenamento dos materiais. A centralização do processamento dos PPS no CME é uma forma de oferecer eficácia, eficiência e efetividade por meio da padronização dos processos.

Em se tratando de esterilização, é importante ressaltar a necessidade de diferentes tipos de barreiras para atender aos diversos métodos de esterilização. Sendo assim, as embalagens devem ter as seguintes características: compatibilidade com o agente esterilizante, permitir a remoção do ar, a penetração e remoção do agente esterilizante, ser resistente a temperaturas, pressão, tração, perfurações, tempo de armazenamento, transporte, manuseio e manter o conteúdo estéril até o ponto de uso, onde deve permitir a abertura e transferência asséptica do produto.

Os tipos de embalagens disponíveis comercialmente são:

Embalagem de proteção: Embalagem projetada para proteger os instrumentos e evitar danos ao Sistema de Barreira Estéril. Exemplo: estojos perfurados e cestos de processamento.

Sistema de barreira estéril: Embalagem que impede a penetração de agentes microbianos no interior do pacote, mantendo a esterilizado do conteúdo até o momento do uso. Exemplo: sistema de barreira estéril rígido, também denominados de contêiner; e sistema de barreira estéril flexível, representado pelos campos de tecidos de algodão, SMS, papel grau cirúrgico, Tyvek e papel crepado.

Sistema de embalagem: Combinação de um sistema de barreira estéril e embalagem de proteção. Exemplo: Container System: composto por cesto de processamento, contêiner (base e tampa) e insumos (lacres, filtros e etiquetas).

Sistema de Contêiner (Container System): Sistema de embalagem que combina base, cesto, tampa e insumos (etiquetas e filtros de uso único ou múltiplo uso).

A esterilidade depende da qualidade do material da embalagem, manuseio, condições de armazenamento e transporte. Umidade e contaminação líquido/fluído, sujeira e poeira podem comprometer a embalagem. É responsabilidade do CME reconhecer as vantagens, desvantagens e limitações dos diferentes tipos, selecionando a mais apropriada para cada item e processo de esterilização para garantir a eficácia, a manutenção da esterilidade e a proteção do item.

FAMI é tecnologia, é conhecimento em CME

Em comemoração aos seus 106 anos, a FAMI Tecnologia Médica, fabricante brasileira e especialista em soluções para processamento de produtos para saúde, traz algumas dicas para o armazenamento dos PPS esterilizados:

– Pacotes estéreis não devem ser armazenados próximo ou em baixo de pias;

– Embalagens devem ser organizadas de forma que não sejam esmagadas, dobradas ou comprometidas;

– Itens mais pesados devem estar nas prateleiras inferiores ou intermediárias, os mais leves em estantes mais altas;

– O primeiro produto a ser armazenado deve ser o primeiro a sair (FIFO) com o objetivo de reduzir o manuseio das embalagens;

– Armazenar os PPS em armários fechados ou abertos a uma distância de 10 cm do piso, 30 cm do teto e 5 cm das paredes, distantes de janelas exteriores, longe de tráfego intenso e em área com acesso restrito.

Contêineres e cestos para esterilização

Os contêineres são considerados a embalagem primária dos conjuntos de instrumentos cirúrgicos. Oferecem proteção mecânica durante o armazenamento, o manuseio e o transporte. São projetados para permitir a remoção do ar do interior dos pacotes e a penetração do agente esterilizante através dos filtros, os quais garantirão a manutenção da esterilidade do conteúdo até o ponto de uso.

É uma tecnologia desenvolvida para permitir a otimização dos espaços internos do CME e da autoclave, uma vez que podem ser empilhados de maneira organizada e segura durante a esterilização e armazenamento sem comprometer a penetração do agente esterilizante e nem a transferência de umidade. O contêiner também permite o empilhamento dos cestos de processamento em seu interior, possibilitando uma melhor organização e distribuição interna dos instrumentos cirúrgicos. Na parte externa dos contêineres existem locais padronizados e específicos que possibilitam inserir etiquetas com informações necessárias e importantes que atendam as determinações legais e vigentes no país, bem como os lacres que são rompidos na abertura do contêiner e indicam caso o contêiner seja violado antes do ponto de uso.

A FAMI oferece ao mercado o Container System, um sistema de embalagem formado por contêineres, cestos e insumos. Produtos que reúnem o conceito de barreira estéril e proteção, proporcionando manuseio confortável, segurança, controle e organização do processo de esterilização.

Fáceis de usar e resistentes, oferecem excelente barreira microbiana, eliminam desperdício e protegem os instrumentos de danos durante o processamento, armazenamento e transporte. Compatíveis com processos de esterilização por vapor saturado, vapor de formaldeído e óxido de etileno, favorecem a organização dos produtos esterilizados e estão disponíveis em diversos tamanhos e com tampas coloridas.

Os contêineres são fabricados em alumínio anodizado, são leves e apresentam excelente propriedade de secagem atendendo aos requisitos das normas internacionais. Encontram-se disponíveis em três modelos: Standard System, Flex System e Eco System.

Saiba mais sobre eles abaixo.

STANDARD SYSTEM

Sistema de embalagem reutilizável para acondicionamento, esterilização e transporte de produtos para saúde em autoclaves a vapor com sistema de pré-vácuo. Disponível em opções de filtro descartável ou filtro de longa permanência (1200 ciclos), com sobre tampa opcional para proteção da área total da tampa.

FLEX SYSTEM

Sistema de embalagem reutilizável para acondicionamento, esterilização e transporte de produtos para saúde em autoclaves a vapor com sistema de pré-vácuo. Disponível em opções de filtro descartável ou filtro de longa permanência (1200 ciclos), com sobretampa embutida que protege as áreas acima dos filtros. Identificação na alça (cor e etiqueta), que proporciona melhor visualização das informações durante transporte e borracha de vedação encaixada, que facilita na limpeza e manutenção.

ECO SYSTEM

Sistema de embalagem reutilizável para acondicionamento, esterilização e transporte de produtos para saúde em autoclaves a vapor com sistema de pré-vácuo. Disponível em opções de cartuchos com filtro de longa permanência: Barreira ou PTFE (5000 ciclos). A sobretampa do contêiner também oferece duas opções: plástico autoclavável ou alumínio anodizado, sendo uma solução ecológica que gera menos resíduos, já que não utiliza filtro descartável.

Para complementar o sistema, estão disponíveis também cestos para processamento, insumos e acessórios:

CESTOS DE PROCESSAMENTO

Juntamente com os contêineres, os cestos de processamento formam o sistema de embalagem perfeito. São robustos, seguros, práticos e de fácil manuseio, possibilitando a organização dos instrumentais para conferência, esterilização e transporte. Possuem perfurações em dois tamanhos (base e laterais), que protegem o profissional e o instrumental, além de permitir melhor circulação do agente esterilizante. Com 90% de área perfurada, otimizam o processo de secagem e substituem caixas perfuradas e cestos aramados. Contam com cantos arredondados que evitam danos às embalagens flexíveis e seguem as medidas DIN, compatíveis com normas internacionais.

INSUMOS E ACESSÓRIOS

Os insumos completam o sistema de esterilização, segurança e armazenagem, otimizando o trabalho do profissional da saúde e deixando a CME organizada. Dentre os insumos obrigatórios estão filtros, etiquetas de documentação, duplo adesivo e lacres de segurança. Placas em alumínio para contêineres, placas em inox para cestos, canetas esterilizáveis com tinta permanente, porta-documentos e tags coloridas para identificação são outros acessórios para identificação, documentação e rotulagem que auxiliam na execução dos processos.

FAMI 106 anos: um caminho feito passo a passo

Em março de 2021 a FAMI completa 106 anos fornecendo soluções para processamento de esterilizáveis, com produtos e equipamentos de última geração. Comprometida com a fabricação de produtos para saúde, a empresa oferece alta qualidade, melhor garantia e atendimento personalizado.

Fundada em 1915, a Fábrica de Artefacto de Metal Italiana, como era chamada na época, começou em um galpão de aproximadamente 300 m² com dois ou três funcionários, uma pequena afiação de instrumentos de corte, fundição e montagem de peças de enfeite para o lar. Atualmente, a empresa está estabelecida em um terreno de 2.200 m², em São Caetano do Sul (SP), com quase 60 funcionários, uma linha de fabricação composta por 300 itens e um portfólio de mais de 2.000 artigos. Entre os seus produtos estão caixas, tambores e cubas, Container System, lavadoras de comadres e papagaios, além de inúmeros artigos utilizados em CME.

Tel: (11) 3775-0300

E-mail: info@fami.com.br

Site: www.fami.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.