Casa de Saúde Saint Roman registra aumento no número de internações durante a pandemia

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 12% da população mundial necessitam de cuidados em saúde mental. Entre estes, mais de 23 milhões são brasileiros. A OMS ainda aponta que a depressão será a doença mais incapacitante do mundo no próximo ano.

Diante da pandemia de Covid-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por mais que se tenha conhecimento sobre a importância de isolamento neste momento, a ansiedade pode aumentar, principalmente naquelas pessoas que já possuem algum grau de funcionamento ansioso. Outro impacto importante é o aparecimento de sintomas depressivos. É importante ressaltar que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo (9,3% da população) e 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão. segundo dados da OMS.

Por conta deste cenário atual, a Casa de Saúde Saint Roman (CSSR), clínica carioca referência há 50 anos para o tratamento de transtorno mental e dependência química, registrou no primeiro mês do isolamento aumento do número de internações, indicando que a pandemia vem afetando enormemente a saúde mental das pessoas.

Segundo o Diretor Alexandre Ratto, apesar dos dados indicarem um cenário preocupante para a saúde mental, vemos uma evolução no debate sobre essas questões. E a pandemia que vivemos hoje e o forçado isolamento social só vão confirmar que a saúde mental vem se tornando tema de grande importância”, ressalta.

Ciente do trabalho e compromisso com seus clientes e seguindo normas do Ministério da Saúde, a CSSR implantou algumas formas de atendimento online, com o uso da telemedicina na psiquiatria e psicologia para os pacientes e familiares nesse período de isolamento. Também irá ampliar esse atendimento para os pacientes do Hospital Dia e CITRAD (Centro de Intervenção, Tratamento e Reabilitação de Adictos), que é voltado aos dependentes químicos.

“Com a pandemia e isolamento a previsão é que muitas pessoas sejam acometidas com algum grau de distúrbio emocional nos próximos meses e venha precisar de ajudas psicológica e psiquiátrica de forma mais intensa, seja por conta de um TEPT (Transtorno do Estresse Pós-Traumático), problemas por pressões profissional, econômica e social. Enfim, temos que estar preparados para um outro tipo de paciente/cliente também no período pós pandemia. Este é o nosso desafio em 2020”, destaca Luciano Ratto, Diretor de Recursos Humanos.

Desempenho

Em 2019, a Casa de Saúde Saint Roman registrou  6.046 atendimentos (ambulatórios, pronto-atendimento e Hospital Dia), o que representa um aumento de 15,5% em relação ao ano passado. No tocante às internações ficou dentro da média de 2018, tendo sido registrados o total de 952 internações.

Esses números refletem o investimento do hospital em 2019 na sua gestão e cuidados com o cliente, priorizando um atendimento de maior qualidade e excelência. Compromissos esses que serão intensificados em 2020.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.