Casa Ronald McDonald ABC é uma das 100 Melhores ONGs de 2022

O Prêmio Melhores ONGs acaba de anunciar as 100 organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras em 2022 e a Casa Ronald McDonald ABC é uma delas. Na lista, que já está disponível no site www.premiomelhores.org, é possível conhecer o nome das organizações reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento. O Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize e da Fundação Toyota do Brasil.

Os destaques nas categorias especiais serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, que este ano volta a ser presencial e já está marcada para o dia 25 de novembro, no Unibes Cultural, em São Paulo. Além das 100 melhores, serão premiadas as melhores ONGs por estado, causa, as dez melhores de pequeno porte e a melhor entre elas.

“A lista das 100 Melhores ONGs é uma homenagem às organizações que conseguiram atingir o grau mais alto de gestão e eficiência para ajudar a sociedade em suas causas. Elas são feitas de pessoas que tiveram a determinação e a liberdade para atuar em prol de uma causa justa”, afirma Alexandre Mansur, diretor de projetos do ‘O Mundo Que Queremos’. Ele ressalta que, essas organizações, com sua diversidade de áreas de atuação, mostram o papel fundamental que os cidadãos têm numa democracia para se reunir e atuar para melhorar a sociedade e o meio ambiente.

Finalistas serão anunciadas no Fiis

Este ano, o Prêmio Melhores ONGs também vai participar do Fiis – Festival Internacional de Inovação Social, que acontece no dia 22 de outubro, às 10h30, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Durante o evento, a iniciativa Prêmio Melhores ONG reuniu outras para uma conversa sobre o que está sendo feito para estimular as doações no Brasil.

Na ocasião, serão anunciadas as finalistas das categorias especiais. Também será lançada, oficialmente, a tradicional plataforma para ajudar as 100 organizações que foram destaque a captar doações. A ferramenta possibilita que qualquer pessoa doe online diretamente para qualquer uma das 100 ONGs vencedoras.

“Se as pessoas não doavam porque não sabiam para quem doar, agora não tem mais desculpa”, afirma Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar, um dos organizadores do Prêmio. “Estamos felizes de poder voltar ao presencial e celebrar juntos”, completa.

Prêmio

Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação.

Casa Ronald McDonald ABC

Fundada em 1994, a Casa de Apoio a Crianças com Câncer do ABC é administrada por voluntários do Rotary Club de Santo André. Em 2007, recebeu licença para operar como Casa Ronald McDonald ABC por meio do Ronald McDonald House Charities, que reconhece os mais altos padrões de qualidade de atendimento e garante que os serviços oferecidos por uma Casa Ronald McDonald sejam o mesmo em qualquer lugar do mundo. No Brasil, o RMHC é representado pelo Instituto Ronald McDonald, com sede no Rio de Janeiro.

O propósito da Casa é ser uma “casa longe de casa”, oferecendo apoio integral às crianças e aos adolescentes acometidos pelo câncer e que realizam o tratamento nos hospitais da Grande São Paulo acompanhados de suas famílias. Durante o período do tratamento, as crianças e adolescentes ficam hospedados na Casa com um acompanhante responsável e recebem seis refeições diárias, transporte aos hospitais, apoio psicossocial, assistência social, entre outros serviços de forma gratuita.

Além disso, a instituição, independente, também tem como objetivo promover a oncologia infantil com diversas ações que ajudam no diagnóstico precoce e na melhora dos atendimentos pelos hospitais da região, caso da construção da Ala de Quimioterapia do Hospital Mario Covas, que foi financiada pelas atividades da Casa.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.