Pouco mais de um ano após o lançamento do Dasa Cuida, programa de acompanhamento bem-estar e saúde da Dasa aos seus colaboradores, comemora resultados animadores. Com mais de 6,5 mil atendimentos realizados por meio da plataforma de telepsicologia da Conexa Saúde nos últimos 12 meses, os profissionais puderam tratar quadros de depressão, ansiedade e estresse. As ações são direcionadas para o tratamento de casos diagnosticados e em iniciativas preventivas.
Neste primeiro ano do programa, a evolução do tratamento foi percebida em todas as patologias. A taxa de colaboradores com depressão moderada, que buscaram ajuda pela plataforma de telepsicologia, diminuiu de 58% para 5% e as queixas de ansiedade leve diminuíram de 26% para 5%. Entre os participantes do programa diagnosticados com estresse, 52% apresentavam quadro severo ou extremamente severo, após o início do tratamento este percentual foi revertido para uma condição leve ou normal. Do total dos atendimentos, cerca de 30% foram realizados com pessoas entre 21 e 30 anos.
Dos profissionais da Dasa que já passaram pelo tratamento, 14% tiveram alta. A média de atendimentos realizados por paciente é de 17 sessões, até a sua alta. No entanto, não existe um limite máximo de sessões, variando conforme a necessidade de cada paciente. As sessões são custeadas integralmente pela Dasa e acontecem uma vez por semana, das 8h às 20h. Todas as informações fornecidas durante o tratamento são confidenciais e protegidas pelo sigilo médico.
Da prevenção ao tratamento
Com o objetivo de cuidar dos seus profissionais, independente do setor de atuação, o programa Dasa Cuida foi criado em 2019 e cuida de cinco pilares de bem-estar do colaborador, entre eles a saúde emocional. Este cuidado com a saúde mental é viabilizado por meio da parceria com a Conexa Saúde. Coincidentemente, 2019 recebeu alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre depressão, ansiedade e estresse como principais causas de afastamento do trabalho nos próximos anos.
No início da pandemia, em março de 2020, a Dasa, que já oferecia o serviço de Atendimento Domiciliar para coleta de exames de análises clínicas, genéticos e aplicação de vacinas, reforçou sua estrutura e escopo de atuação. Além de realizar testes de detecção da Covid-19 na casa dos pacientes, uma série de comunicações e treinamentos, a companhia passou a disponibilizar grupos terapêuticos de Psicoterapia Breve com o objetivo de criar estratégias para que pudessem lidar com o medo e insegurança do momento. Logo de início, houve 44% de adesão aos 28 grupos.
“Cuidar da saúde integral, ou seja, mental e bem-estar é peça fundamental em qualquer atividade profissional. As empresas em geral e, principalmente, as da área da saúde precisam acolher os profissionais diante de novas etiquetas e protocolos de convívio. É dever corporativo o acompanhamento e monitoramento desses quadros no ambiente de trabalho, além de garantir melhor qualidade de vida para todos”, completa Guilherme Weigert, CEO da Conexa Saúde.
Para Venâncio Guimarães, Diretor de Produtos de Pessoas & Cultura da Dasa, uma premissa para que as pessoas da Dasa cuidem de outras pessoas é que elas estejam bem. Não existe vida pessoal e vida profissional, existe vida e ela é uma só. A pessoa não conseguirá estar bem em casa, estando mal no trabalho e vice-e-versa “Isso significa ter um olhar holístico, integral dos nossos colaboradores. Nosso time atua para garantir que tenhamos produtos bem pensados para cuidar de quem cuida”, conclui.