Cenário positivo é destaque em debate sobre tendências que influenciarão setor nos próximos anos

A retomada da economia no país depende da imunização ou do tratamento eficaz da Covid-19. Essa é a visão do economista Maílson da Nóbrega, que esteve à frente do Ministério da Fazenda no período de 1988 a 1990, apresentada na palestra magna do evento virtual em comemoração aos 25 anos da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde (ABIMED), realizado na manhã da última sexta-feira (18). O economista expôs uma visão completa e atual da economia brasileira, focando pontos como cenário político, retomada da economia, desempenho do PIB, mercado de trabalho, taxas de câmbio, entre outros, ressaltando ainda que as instituições seguirão preservadas.

Além da palestra, o evento contou com um debate composto pelo Deputado Federal Pedro Westphalen, do Partido Progressistas do Rio Grande do Sul, que é médico ginecologista e clínico geral; pelo diretor de Assuntos Corporativos da Becton Dickinson e atual presidente do Conselho Administrativo da ABIMED, Walban Damasceno; pela Head de People & Change da KPMG, Camilla Dias de Pádua; e pelo presidente executivo da ABIMED, Fernando Silveira Filho.

Para Silveira Filho, a palestra do ex-ministro Maílson da Nóbrega de forma muito rica apresentou o cenário atual e de que forma os próximos anos serão enfrentados. “Em termos de indústria, percebemos que o Brasil tem um potencial de negócios muito grande, e os resultados de uma pesquisa que fizemos com nossas associadas neste ano mostraram o interesse em seguir ou ampliar seus investimentos. Precisamos de um legislativo atuando sem populismo para tomar as medidas necessária para que o país siga crescendo. A indústria se manteve ativa neste momento da pandemia, mesmo sofrendo muito, mas está pronta para crescer além dos 2% projetados para o ano que vem, gerando empregos e riqueza”, ressaltou.

Entre os pontos abordados pelo ex-ministro Maílson da Nóbrega, um dos destaques foi a tendência de retomada da economia no Brasil. “Ela vem acontecendo, porém de forma heterogênea. Na questão do mercado de trabalho, a expectativa é de crescimento moderado. Para o segundo semestre, espera-se uma maior abertura de postos formais e informais. Essa retomada, entretanto, depende do aumento da imunização da população”, afirmou.

No debate, o Deputado Federal Pedro Westphalen destacou que “os caminhos do Brasil passam pelas câmaras de vereadores, de deputados e senado, e vemos o papel da ABIMED bastante importante e propositivo. Estamos tentando implementar a Frente Parlamentar MedTec e discutir a importância da tecnologia e inovação para a saúde. Precisamos da participação de todos os segmentos para fazer chegar o melhor em saúde aos que mais precisam”, destacou.

Camilla de Pádua trouxe ao debate a visão humana do que a pandemia trouxe aos que tocam os negócios e a economia do país. “Houve um crescimento enorme de afastamento por burnout em razão da pandemia. Vivemos um momento de muito estresse, ansiedade e medo. Por outro lado, temos visto uma reação rápida do mercado, como a agilidade das empresas em colocar seus funcionários no trabalho remoto. Agora estamos mais acostumados a esse tipo de trabalho e podemos tirar proveito. Nossa maior preocupação deve ser com a educação e a responsabilidade social. Temos uma integração maior na sociedade e percebemos que todos somos responsáveis pelo cuidado com a relação humana”, disse.

Silveira Filho encerrou o debate destacando a necessidade de o Brasil aprofundar-se nas relações comerciais com outros países. “O Brasil precisa se inserir nas cadeias globais de produção de abastecimento e inovação. Existem iniciativas tanto no setor público quanto no setor privado que seguramente vão trazer uma maior estabilidade e a possibilidade de inserção do Brasil neste segmento”, finalizou.

A ABIMED ainda realizou uma importante ação social durante o evento em benefício do Instituto Horas da Vida, ONG de acesso à saúde. Toda a verba que seria investida na produção de brindes aos stakeholders da entidade para marcar o Jubileu de Prata foi destinada à Campanha do Instituto “Leite – Alimento da Vida e Solidariedade”, entregando mais de 18 mil copos de leite a crianças assistidas por ONGs atendidas pelo Horas da Vida.

Para contribuir, acesse: horasdavida.doareacao.com.br/campanhadoleite

Evento de Open House do C4IR Brasil contará com a participação da ABIMED

A ABIMED é a única representante do setor de medical devices no Open House C4IR Brasil que acontece virtualmente entre os dias 22 e 24 de junho, das 10h às 11h30. Serão apresentadas as plataformas Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, IoT e Transformação Urbana e Política de Dados, temas escolhidos pelo C4IR no país.

O painel moderado por Fernando “Inovação na Saúde: Os desafios na governança de dados”, acontecerá no dia 24. Participarão como debatedores o Diretor de Acesso e Saúde Urbana da Fundação Novartis, Johannes Boch; a Especialista em Projetos e Compromisso Social do Hospital Sírio Libanês, Beatriz de Faria Leão, o Coordenador Geral do Projeto e-Saúde da Prefeitura de São Paulo, Marcelo Takano.

De acordo com Silveira Filho, o principal e maior desafio que há em tecnologias, no geral e especificamente na saúde, refere-se a como está se dando a governança de dados, levando em consideração questões de LGPD, sendo que na saúde qualquer dado é sensível. “Temos de tentar entender como isso vai caminhar daqui para frente e fica clara a necessidade de uma integração de ações multilaterais muito efetivas. Sabemos que cada país tem seu estágio no que se refere a essa governança. Tenho certeza de que o debate sobre o tema trará benefícios a todos”, afirma.

Transmissão: Acompanhe ao Vivo pelo YouTube da ABIMED: bit.ly/3q1WtTz

Programação:

22 de junho – Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

O que empresas e governos podem fazer para promover Inteligência Artificial responsável?

Painel 1 (10h às 10h45) – Governança de IA no setor público

Painel 2 (10h45 às 11h30) – Considerações Éticas de IA no setor privado

23 de junho – IoT e Transformação Urbana

Como Tecnologias IoT podem se tornar estratégicas nos negócios e desenvolver as capacidades humanas?

Painel 1 (10h às 10h45) – Manutenção preditiva como vantagem competitiva

Painel 2 (10h45 às 11h30) – Capacitação para preparar o profissional do futuro

24 de junho – Política de dados 

Qual a estrutura de um modelo de governança de dados que estimule seu uso para fins de interesse público e sociais?

Painel 1 (10h às 10h45) – Uso responsável de dados para inovação

Painel 2 (10h45 às 11h30) – Inovação na Saúde: desafios de governança de dados

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.