O Centro Especializado em Reabilitação IV M’ Boi Mirim, em São Paulo (SP), conquistou na segunda-feira (23) o selo de acreditação ONA Nível 2, tornando-se o único serviço nesta categoria, no município, com este tipo de certificação de qualidade.
A acreditação é um processo utilizado para avaliar e implantar a qualidade dos serviços prestados, e envolve a verificação diária de atividades em relação a padrões de excelência, com foco na segurança, no cuidado com o paciente e no compartilhamento das boas práticas da assistência.
“Durante todo processo, passamos por vários desafios, como a mudança no modelo de atendimento, a construção de um projeto terapêutico singular e a realização da análise crítica dos resultados. Mas os ganhos são muitos. Melhorias nos processos, o desfecho clínico mais assertivo e a gestão estratégica dos indicadores”, destacou a gerente da unidade, Rose Almeida.
O CER IV M’ Boi Mirim oferece acompanhamento da pessoa com deficiência, por meio de serviços de enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, entre outros.
Também gerenciado pelo CEJAM, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch – M’Boi Mirim possui a acreditação ONA nível 3, além da UBS Vila Calu e da AMA Especialidades Jardim São Luiz, que também possuem o nível 2. “Nosso desafio é que mais pessoas queiram trabalhar a qualidade”, destacou Fernanda Fuscaldi, gerente de qualidade do CEJAM.
A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil. A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in HealthCare), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Dentro desta acreditação, existem três níveis que seguem padrões de avaliação de complexidade crescentes.