CEO do Grupo São Cristóvão Saúde participa dos eventos científicos promovidos pela FEHOSP

CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, foi Coordenador Geral do AUDHOSP e do AUDHASS

A FEHOSP – Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, realizou a 20ª edição do AUDHOSP – Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar, considerado o maior evento de auditoria e faturamento em saúde, e a 6ª edição do AUDHASS – Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade de Assistência Hospitalar na Saúde Suplementar, no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, na cidade de São Pedro (SP).

Devido à pandemia, após duas edições em formato virtual, o AUDHOSP e o AUDHASS foram realizados presencialmente. O tema “Vamos Pescar”, reforça a importância da “pescaria de ideias” para produzir novos e excelentes resultados, quando compartilhado entre grupos. A abertura foi feita pelo Diretor-presidente da FEHOSP, Edson Rogatti, pela coordenadora científica do AUDHOSP e do AUDHASS e gerente técnica da Federação, Fátima da Conceição, e pelo Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde e Coordenador Geral do AUDHOSP e do AUDHASS, Valdir Pereira Ventura.

A solenidade também foi composta pelo coordenador científico do AUDHOSP e do AUDHASS, Rogério Medeiros, além de autoridades políticas, como o Secretário Estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn; o prefeito de São Pedro, Thiago Silvério da Silva; o Secretário de Saúde Municipal de São Pedro, Leandro Carneiro Sanches; e a administradora da Santa Casa de São Pedro, Miriam de Souza Silva. A ocasião reuniu cerca de 500 congressistas, entre eles executivos da área hospitalar, líderes do segmento e demais autoridades, a fim de promover a troca de experiência e a multiplicação de conhecimento na esfera.

“O setor saúde prima pela busca incessante de inovações e propagação das informações. É nosso dever compartilhar todo o aprendizado adquirido promovendo debates, produzindo conteúdos e fomentando encontros que propiciam a integração uns com os outros”, salientou o Presidente/ CEO do São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, também Presidente da Santa Casa de Francisco Morato, Vice-Presidente da Associação Comercial de São Paulo, Diretor Financeiro da FEHOSP e Coordenador Geral do AUDHOSP e do AUDHASS 2022.

Ventura foi o coordenador geral da mesa intitulada “Preparando as traias e bornal – Atualizando o Cenário”, cujo tema apresentou a situação do mercado de Saúde Suplementar, sob a visão do agente regulador ANS, representante das operadoras de autogestão e das Operadoras Filantrópicas. Juntamente com Valdir Ventura participaram do debate a gerente de padronização, interoperabilidade e análise de informações da ANS, Celina Maria Ferro de Oliveira; e a gerente regional GR-SP da Fundação Assefaz, Amanda Bassan.

Outro assunto que contou com a coordenação geral de Valdir Ventura foi a mesa “Preparando o Cenário”, que apresentou os novos procedimentos incorporados ao Rol ANS, a partir das discussões COSAÚDE, tendo como palestrante, Daniel Barauna, advogado de atuação em Direito Sanitário, com ênfase na Filantropia e Saúde Suplementar. A mesa tratou o impacto da mudança da lei ROL Taxativo para o ROL Exemplificativo e as regras no Congresso e ANS. Na ocasião, Ventura falou sobre o choque direto para a Operadora, exemplificando com dados como o Método ABA e o impacto no Grupo São Cristóvão Saúde.

No dia seguinte, a Diretora do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), do Grupo São Cristóvão Saúde, Paulete Nicolino de Freitas Ventura, foi a mediadora/coordenadora do debate realizado na mesa do AUDHASS, destacando as experiências exitosas e como o mecanismo de inovação e mudança trazem resultados para o segmento.

A mesa contou com a participação do Diretor Médico do Plano de Saúde São Cristóvão, Dr. Douglas Kendi Arashiro, juntamente com o superintendente comercial do HCOR, Júlio Cesar Majzoub Vieira; e Cassiano dos Santos Macedo (Especialista Técnico da Federação das Santas Casas do Rio Grande do Sul, com vivência na área hospitalar e no sistema suplementar de saúde), mostrando as experiências vividas nos diferentes hospitais e entidades, através dos seguintes temas: “Após a terceirização da auditoria, vamos reinternalizar?” e “Negociações conjuntas de hospitais e operadoras”. Na ocasião, Dr. Douglas abordou sobre o movimento de verticalização da Auditoria Médica da operadora, rompendo com empresa terceira e trazendo para São Cristóvão Saúde, através de profissionais próprios, resultando em qualidade da assistência e ganhos financeiros.

Outros importantes temas voltados ao cenário da saúde fizeram parte do cronograma, incluindo: QUALISUS – Nova forma de financiamento; Políticas de Atenção Hospitalar; Oncologia; Relatório de Advertência do SIASUS; CNES e o impacto das informações entre prestador e gestor e seus cuidados; prontuário eletrônico; Auditoria geral do SUS, entre outros. O encerramento dos congressos AUDHOSP e AUDHASS teve a participação do Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde e Coordenador Geral do AUDHOSP e AUDHASS, Valdir Pereira Ventura; do coordenador científico do AUDHASS e AUDHOSP, Diretor da Santa Casa de Francisco Morato e Assessor do Grupo São Cristóvão Saúde, Rogério Medeiros; da Gerente técnica da FEHOSP e coordenadora cientifica do AUDHOSP e AUDHASS, Fátima da Conceição; do Diretor de Comunicação do COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), Ricardo Conti; e do Diretor-presidente da Federação, Edson Rogatti, que trouxeram para o momento as experiências no âmbito health sobre os temas abordados durante os eventos científicos deste ano.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.