Clínicas e consultórios devem investir em inovação nas áreas de marketing e gestão

São inegáveis os avanços da tecnologia e inovação na área de saúde, seja nos campos da pesquisa ou no atendimento ao paciente. Entretanto, na opinião de Éber Feltrim, fundador e CEO da SIS Consultoria, clínicas, consultórios, hospitais e laboratórios precisam inovar, mas todos os segmentos de negócios necessitam estar aptos a fazer mudanças e melhorar.
Para ele, são muitos os desafios da área, em especial, a qualificação técnica da equipe, pois um bom time promove a cultura da inovação sem muito esforço, “lembrando que o porteiro e o médico são parte de um mesmo time e todos fazem uma grande diferença no serviço oferecido”.

Outro fator de importância é a gestão de informações. É necessário ter controle de todos os dados, sobre os clientes, o estoque, pós-venda e até mesmo entradas e saídas do consultório. A última questão que deve ser colocada em prática é conhecer a percepção dos pacientes com relação ao trabalho que está sendo feito, para entregar ainda mais do que é esperado.

De acordo com Feltrim, do ponto de vista tecnológico, tanto na parte técnica quanto na especialidade, os profissionais precisam ter o material necessário para se destacar, isso inclui aparelhos, sistemas, computadores e isso certamente impacta no sucesso da empresa e na aderência dos clientes. “Já a humanização, pode parecer algo mais antigo, mas como consultor vejo que existe uma alta demanda de qualidade em atendimento e serviços, e com razão. Qualquer estabelecimento pode ser prejudicado com reclamações na internet e marketing negativo, perdendo a oportunidade de conquistar e fidelizar novos clientes”, alerta.

Ele aponta ações simples de pré, venda e pós-venda para uma ação certeira de marketing, por exemplo, caso o paciente não tenha mudado de endereço e ainda esteja morando ou trabalhando próximo da clínica que costumava realizar os tratamentos, e por algum motivo não esteja retornando para as consultas, é preciso entender o que está acontecendo.

“Neste contexto, tudo indica que as duas situações devem ser aprimoradas. Quando o paciente nota que há uma preocupação com ele, com certeza voltará para consultas futuras”, destaca o CEO da SIS.

A SIS Consultoria desenvolve programas de capacitação e qualificação para clínicas, consultórios e hospitais ajudando esses estabelecimentos a oferecer estratégias de qualidade no atendimento, bem como identificar e promover diferenciais do negócio.

Redação

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