Colaboradores do Hospital de Amor recebem treinamento para fortalecer humanização aos pacientes

Colaboradores do Hospital de Amor e da Santa Casa de Misericórdia de Barretos (SP) participaram do 1º módulo de um programa de treinamento, na quinta-feira (11), para fortalecer o atendimento humanizado aos pacientes, que é a principal marca da instituição.

Vivências envolvendo música e narração de histórias marcaram o início da parceria entre o Hospital de Amor e a Arte Despertar, com apoio da MSD, para trabalhar nos profissionais habilidades e competências em liderança, comunicação, trabalho em equipe e motivação.

De acordo com a gerente de recursos humanos da Santa Casa, Renata Paschoal, “os propósitos da organização Arte Despertar vão ao encontro com nossos valores, e este Programa de Treinamento é uma excelente oportunidade dos nossos colaboradores vivenciarem um cuidado diferenciado e gerar um momento de reflexão positiva na atenção aos nossos pacientes. É um projeto muito bonito e muito sério. Estamos bem felizes com essa parceria”, explica Renata.

Segundo a gerente de recursos humanos do Hospital de Amor, Fernanda Vieira Zabeu, “o projeto será um momento de reflexão e trará a possibilidade dos colaboradores desenvolverem ações que transformarão o ambiente de trabalho”.

A diretora executiva da Arte Despertar, Rosana Junqueira Morales, destaca ainda que o maior beneficiado dessa aliança entre as três organizações será o próprio paciente, que contará com um atendimento ainda mais qualificado.

“Quando o profissional da saúde percebe que está sendo cuidado com carinho, ele vai refletir isso no atendimento aos pacientes e na melhoria de todo ambiente hospitalar. O Hospital de Amor já é reconhecido por essa atenção aos detalhes e, para nós, é uma honra e responsabilidade muito grande receber a missão de contribuir com essa forte política de humanização do hospital”.

Um momento para refletir sobre o que de fato vale a pena

Para a enfermeira do Hospital de Amor São Judas Tadeu (unidade de cuidados paliativos e de atenção ao idoso), Rubia Maira Skavronki Rodrigues, o treinamento trouxe um momento de descontração e de reflexão. “Durante esse tempo eu pude pensar sobre as coisas no qual eu devo valorizar, como o meu trabalho, o meu paciente, minha família e a minha vida pessoal. Tudo o que foi dito me fez pensar se eu estou dando o melhor de mim” afirmou a enfermeira.

De acordo com o coordenador de enfermagem do Hospital de Amor, Hudson Menezes Taveira, “participar do treinamento foi muito gratificante, pois foi um bom momento para reunir os colaboradores dos mais diversos departamentos. A gente pôde trabalhar as memórias e as nossas emoções, já que às vezes nós não temos tempo, devido às atividades do dia a dia no trabalho. E infelizmente, isso acaba ficando de lado. Foi um momento para resgatar as nossas emoções. O treinamento superou muito as minhas expectativas” declarou o profissional já animado para o próximo módulo.

No total, cerca de 140 profissionais receberão o Treinamento Arte Despertar. Os próximos serão realizados nos dias 09 de maio, 13 de junho e 11 de julho para colaboradores do Hospital de Amor, Santa Casa de Misericórdia de Barretos e demais unidades do grupo.

O projeto tem apoio institucional da MSD, por meio de seu programa de responsabilidade social corporativa.

Hospital de Amor

Excelência em oncologia, o Hospital de Amor (novo nome adotado pelo Hospital de Câncer de Barretos) registra 6.000 atendimentos/dia, 100% gratuitos. Acolhe pacientes de todo o Brasil, com profissionalismo e humanização, o grande diferencial da instituição.  Em 2000, foi escolhido pelo Ministério da Saúde como o melhor hospital público do país. Em 2011, tornou-se “instituição irmã” do MD Anderson Cancer Center (EUA), o maior centro de tratamento e pesquisa de câncer do mundo, e ainda recebeu um prêmio da AVON como “Campeão Mundial em Avanço na Área Médica no Combate ao Câncer de Mama”. Em 2012 assinou acordo com o Saint Jude Children´s Research Hospital e tornou-se “instituição gêmea”.

O Hospital possui diversas unidades espalhadas pelo país, estando elas localizadas em: Barretos (SP), Jales (SP), Fernandópolis (SP), Campinas (SP), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Ji-Paraná (RO), Lagarto (SE), Juazeiro (BA), Amapá (AP) e Rio Branco (AC). Além disso, há projetos em andamento nas cidades e Palmas (TO).

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.