A maioria das pessoas tem preconceito com relação à terceirização de equipamentos, achando que custa mais caro. Mas isto não é verdade, como explica Cristina Marques, diretora executiva da Colortel, locadora de aparelhos eletrônicos. “A terceirização é simplesmente uma forma mais inteligente de investir”, garante.
As práticas modernas de administração indicam que o melhor retorno sobre o investimento ocorre quando a empresa investe seus recursos (tanto financeiros quanto de pessoal) na sua atividade-fim, terceirizando tudo o que não a ajuda a se diferenciar da concorrência. Serviços como limpeza, por exemplo, já são comumente terceirizados para firmas especializadas.
“É interessante observar que muitos executivos têm dificuldade de aplicar o mesmo raciocínio a produtos. Comprar algo só porque tem dinheiro para pagar é perder a oportunidade de aumentar seu lucro com um investimento melhor”, explica Cristina.
Como exemplo, cita o caso prático de um hospital com 73 quartos equipados com aparelhos básicos: um condicionador de ar split de 12.000 BTUs, uma TV LED de 32” e um frigobar de 80L, considerando o valor de compra dos equipamentos, sua instalação e a manutenção preventiva mensal dos splits, incluindo o PMOC exigido pela Vigilância Sanitária.
A conta é simples, ao investir na compra dos equipamentos, o hospital desembolsará R$ 255 mil, além de precisar contratar a manutenção preventiva dos splits por cerca de R$ 3 mil mensais.
Toda vez que um aparelho apresentar defeito, o gestor terá o trabalho e o custo de contratar uma assistência técnica e ficará com o quarto indisponível até que o defeito seja solucionado – geralmente por alguns dias até que a peça defeituosa seja adquirida.
Agora, considere que este hospital utilize o capital para adquirir um equipamento médico como, por exemplo, um aparelho de ultrassonografia.
No caso acima, os recursos seriam suficientes para a compra de três aparelhos básicos de ultrassonografia, que poderiam gerar uma receita adicional para o hospital. Com apenas 3,1 exames diários por equipamento, o hospital obteria a receita necessária para pagar os R$ 8.400 adicionais do contrato de locação. Todos os demais exames realizados com os aparelhos representariam lucro para o hospital!
Já imaginou o potencial adicional de retorno?
“Além do lucro obtido com a utilização completa dos ultrassons, esta opção é muito melhor do que a alternativa de compra dos equipamentos, pois ainda contempla as manutenções preventivas e corretivas. No caso de um eventual defeito nos aparelhos, além de não precisar envolver sua própria equipe para resolver o problema, o hospital terá a garantia de que, caso o aparelho não possa ser consertado no local, será substituído prontamente por outro, aumentando a disponibilidade do quarto”, explica Cristina.
Obs: Os preços de compra e de aluguel de equipamentos e o valor recebido por exame variam segundo vários fatores. Foram considerados preços médios.
Economia é só o início, ainda há muitas outras vantagens
“Atualmente temos mais de 130.000 equipamentos alugados, sendo mais de 25% em clientes da área da saúde. Toda esta estrutura nos capacita a prestar um atendimento de excelência, digno dos mais exigentes padrões de qualidade”, garante Cristina.
Alta disponibilidade
Além das manutenções preventivas, na Colortel o serviço de locação inclui as manutenções corretivas eventuais.
Como contabilizar o prejuízo de um dia adicional de centro cirúrgico fechado ou a impossibilidade de uso de salas de exames ou da internação de pacientes porque os equipamentos não estão de acordo com o padrão de qualidade oferecido pelo hospital?
“O serviço de manutenção da Colortel é extremamente conceituado e reconhecido pelos clientes. Conseguimos atender os pedidos de reparo em, no máximo, 24 horas nas principais capitais. E, no caso de impossibilidade de conserto no local, o aparelho é substituído prontamente sem nenhum custo adicional”, ressalta a diretora executiva.
Um time de especialistas
Os especialistas da Colortel fazem um estudo prévio das necessidades e das restrições técnicas do local para propor a solução mais adequada.
Os profissionais da Colortel são treinados para respeitar o ambiente silencioso de um hospital e para deixar o local tão limpo quanto o encontraram.
Também é preocupação da empresa garantir que eles tenham uma boa assistência médica para estarem sempre bem de saúde. Além disso, apresentam todas as certificações e treinamento diferenciado para atuar nos diversos segmentos atendidos.
Praticidade e confiança
A Colortel está preparada para atender as necessidades do setor de saúde. Sua linha de produtos abrange condicionadores de ar (de vários tipos, como split, multi-split, janela, VRF e dutado), televisões, frigobares, geladeiras, freezers, cofres, purificadores de água, bebedouros, micro-ondas, entre outros.
A empresa se orgulha de adotar políticas de desenvolvimento sustentável, como coleta seletiva de lixo, descarte adequado de sucatas, uso racional de insumos, opção por fontes de energia renováveis, entre outras.
“Neste mundo cada vez mais dinâmico, é bastante comum que, com o tempo, a solução inicialmente adotada deixe de ser a mais adequada. Neste caso, nosso contrato pode ser alterado para que os equipamentos sejam substituídos por outros e é nosso dever dar um destino adequado aos que serão retirados”, conta.
Há 45 anos no mercado, com atuação em todo o território nacional através de suas 10 filiais próprias e vários parceiros técnicos, a Colortel é líder de mercado no setor de terceirização de equipamentos eletrônicos.
Matriz: Rio de Janeiro
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