Compliance está entre as profissões em alta para 2023

A perspectiva para o próximo ano é de crescimento e oportunidades no mercado de trabalho, especialmente para quem tem qualificação profissional. O Guia Salarial 2023, publicado pela Robert Half, aponta que 47% das empresas entrevistadas pretendem abrir novas posições. A área de compliance é um dos destaques de oportunidades.

De acordo com o estudo, oito setores vão dominar o cenário de contratações: Engenharia, Finanças e Contabilidade, Jurídico, Mercado financeiro, Recursos Humanos, Seguros, Tecnologia e Vendas e Marketing. Pautas como ESG, proteção de dados, controles internos e finanças estão entre os requisitos pedidos pelas empresas. Para os profissionais de compliance em saúde as prospecções são positivas, uma vez que podem atuar em ao menos três dos oito setores listados: Jurídico, Seguros e Tecnologia.

Para especialistas, a pandemia do novo Coronavírus pode ter contribuído com a aceleração do mercado de compliance e de saúde suplementar. “Esse estudo é muito importante porque ele mostra com clareza o universo de possibilidades que o profissional de compliance em saúde pode ter. O desafio da pandemia criou nas empresas a consciência sobre a necessidade de programas de integridade que atestem sua transparência e qualidade, o que resultou em mais espaço para esse mercado. É importante que esses profissionais fiquem atentos às vagas e busquem qualificações o mais rápido possível”, explica Ademilson Costa dos Santos, presidente da Associação Brasileira de Compliance em Saúde (Abracos).

Segundo a consultoria Robert Half, entre os cargos mais promissores para o setor jurídico em 2023 estão advogado de societário e contratos (pleno e sênior) e advogado de compliance/LGPD. A média salarial para as funções é de R$ 13 mil. No setor de seguros, operadoras de saúde, seguradoras de grandes riscos, corretoras de seguros e startups são as empresas que absorvem o maior número de profissionais da área. Atuário e Data Analytics estão entre as posições mais procuradas, com remuneração média de R$ 14 mil.

Como aproveitar as oportunidades? 

Para quem está começando ou pensando em ingressar na área de compliance em saúde, a dica do presidente da Abracos é estudar as legislações e normativas sobre o tema e acompanhar as resoluções de órgãos e agências reguladoras, como ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), CFM (Conselho Federal de Medicina) e Ministério da Saúde. “O mercado de saúde está em ascensão no mundo todo e vai demandar mais profissionais experientes em governança corporativa. O grande desafio de quem atua nessa área é ter um vasto conhecimento da legislação que permeia o setor, além de experiência prática. 2023 promete fomentar esse mercado, logo, quem quiser aproveitar essa chance deve se preparar agora”, destaca Ademilson.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.