Congresso recebe Caio França para discutir políticas públicas de acesso a medicamentos à base de cannabis

Um debate sobre a prescrição e o acesso à cannabis medicinal mobilizou stakeholders e empresários da indústria farmacêutica na terceira edição do WNTC – We Need to Talk About Cannabis, realizado na terça-feira (13), na FCE Pharma. O congresso é considerado referência no âmbito técnico industrial. No painel de ‘Políticas Públicas’, participou da discussão sobre o tema o autor do projeto de lei que democratiza o acesso da medicação através do Sistema Único de Saúde, o deputado estadual Caio França (PSB).

Ele debateu os principais avanços do setor, a partir da sanção da lei de sua autoria, com cientistas e importantes players dos segmentos farmacêutico e médico. “A norma assegura o direito ao medicamento, nacional ou importado, à base de maconha, em associação com outras substâncias canabinóides (CBD), incluindo o tetrahidrocanabinol (THC), nas unidades de saúde públicas e privadas conveniadas ao SUS”, explica.

A partir de agora, pessoas com Síndrome de Dravet, uma forma de epilepsia caracterizada por convulsões recorrentes e comprometimento do neurodesenvolvimento que tem início na infância; com Síndrome de Lennox-Gastaut e Esclerose tuberosa poderão receber os novos medicamentos nos seus tratamentos. “O que esperamos, ainda, é a regulamentação para outras doenças a partir da pesquisa de cientistas e médicos que possam sinalizar quais serão os tratamentos possíveis com a liberação da substância”, completa.

A definição das doenças contempladas até o momento foi feita após a aprovação de pareceres técnicos produzidos por representantes de associações médicas, faculdades de medicina, setores dos Poderes Judiciário e Legislativo, e da Anvisa, além da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.