O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) está coordenando, junto aos gestores municipais e técnicos de saúde fluminenses, uma ação de abastecimento com os 22 medicamentos que compõem o “kit intubação”, negociados diretamente com a indústria, de maneira tripartite (município, estado e governo federal), após flexibilização pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC 484 Anvisa).
A iniciativa prevê a convocação para que os secretários municipais de saúde preencham um formulário, disponível no site do Cosems RJ, para repassar informações sobre o estoque e o consumo dos medicamentos em seus municípios.
“O cadastro inclui medicamentos utilizados nas unidades que estejam intubando pacientes em caráter de emergência, como UBSs, UPAs, Prontos Atendimentos Municipais, HPPs, SAMUs, e outros hospitais que não estejam inseridas no Plano Estadual de Contingência”, explica Rodrigo Oliveira, presidente do Cosems RJ e secretário municipal de saúde de Niterói.
Estas unidades serão incluídas na estratégia de distribuição aos hospitais que integram o Plano de Contingência Estadual, elaborado pela Secretaria de Estado e Saúde (SES RJ) em parceria com o Cosems RJ, que já recebem este material desde agosto de 2020. Esta ação foi pactuada com a Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, da Subsecretaria de Gestão da Atenção Integral à Saúde (SES RJ) e trata de “Recomendação para Superação Urgente da Crise de Desabastecimento dos Medicamentos usados na intubação Orotraqueal no Estado do Rio de Janeiro”. A distribuição será efetuada semanalmente, enquanto perdurar a crise de abastecimento.
Confira Ofício e Nota Técnica divulgados sobre o “kit intubação”
Circular No 026/2021/COSEMS-RJ: www.cosemsrj.org.br/abastecimento-de-medicamentos-do-kit-intubacao-para-servicos-fora-do-plano-de-contingencia-e-que-estao-intubando-pacientes
Nota Técnica Conjunta 01/2021 – SAFIE/SGAIS/SES-RJ/COSEMS: www.cosemsrj.org.br/recomendacao-para-superacao-urgente-da-crise-de-desabastecimento-dos-medicamentos-usados-na-intubacao-orotraqueal-no-estado-do-rio-de-janeiro-erj