Nesta quarta-feira (19), às 16h, o Grupo Oncoclínicas vai promover a live ‘Diagnóstico para câncer e novidades tecnológicas’ para o debater assuntos oncológicos, como identificação e novas formas tecnológicas de lidar com o enfrentamento do câncer durante a pandemia. Aberta a gestores de saúde, profissionais da área médica e demais públicos interessados, o encontro virtual vai contar com a participação dos oncologistas dr. Carlos Gil, presidente do Instituto Oncoclínicas e diretor científico do Grupo Oncoclínicas, dra. Tatiane Montella, médica da Oncoclínicas RJ (Botafogo), e dr. Ilan Gottlieb, coordenador do Centro de Diagnóstico por imagem da Casa de Saúde São José (RJ).
Além de ter se mostrado importante na interação à distância com pacientes no período de pandemia, a tecnologia no tratamento oncológico tem se consolidado como ferramenta fundamental de sistemas inovadores para controle de doenças na prática da medicina atualmente e no pós-pandemia. “A tecnologia vem mudando a maneira como a pesquisa de câncer é feita, além de nos aproximar e nos fazer aprender isso da forma mais humana possível”, comenta o diretor científico do Grupo Oncoclínicas, Dr. Carlos Gil.
Dra Tatiane Montella, médica oncologista do Grupo no Rio, destaca outro benefício importante que a tecnologia trouxe, especialmente em tempos de isolamento social: a possibilidade de manter os pacientes atualizados com informações corretas não só sobre a pandemia, mas também sobre seu tratamento, que precisa ser mantido, seguindo as determinações do médico responsável “O tratamento do câncer deve ser encarado como prioridade. Deixamos o ambiente dentro das clínicas extremamente seguro para que os pacientes que precisam dar continuidade ao seu tratamento infusional, que não pode ser feito em casa, venham com tranquilidade e segurança”, diz.
O coordenador do Centro de Diagnóstico por imagem da Casa de Saúde São José (RJ), Dr. Ilan Gottlieb, destaca a importância de um diagnóstico precoce nos casos oncológicos. Ele ressalta que a realização do rastreio é fundamental para esses pacientes e que as novas tecnologias em imagem ajudam nesse processo, permitindo um início mais rápido do tratamento e aumentando as chances de recuperação. “As novas tecnologias suportam a equipe médica nesse processo, permitindo um diagnóstico claro e preciso para o paciente. É importante fazermos esse alerta sobre os riscos dos adiamentos dos exames diagnósticos, principalmente neste período de pandemia, pois essa demora pode comprometer o tratamento. Converse com seu médico e continue se cuidando”, aponta o médico.
Para participar da live “Diagnóstico para câncer e novidades tecnológicas”, basta acessar o link cloud.netglobe.com.br/webcast/oncoclinicas2 .