FSP-USP inicia 2ª temporada de webinares com reflexões sobre a história das epidemias e a saúde coletiva

“Epidemias e História: das lições do passado ao pensamento histórico crítico em Saúde Coletiva” é o tema do 10º webinar FSP-USP, marcado para o dia 22 de maio, das 10h às 12h. O painel fecha um ciclo de debates sobre a Covid-19 e inicia uma nova série de encontros virtuais que buscarão refletir temas amplos da saúde pública e da sociedade.

“Nossos primeiros painéis foram marcantes porque rompemos a barreira do medo, num momento de susto e incertezas no início do isolamento social. Debatemos os temas emergentes frente à pandemia e as dificuldades diante de uma experiência nunca vista. Agora temos que refletir como as experiências podem nortear nosso futuro como sociedade”, afirma o professor Marco Akerman, presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FSP-USP.

“Para ampliar o olhar sobre a pandemia da Covid-19”, a segunda temporada de webinares FSP-USP, quer englobar também cientistas políticos, sociólogos, psicólogos, comunicadores, historiadores, operadores da medicina e do direito, entre outros, sem esquecer a tecnologia e áreas emergentes como artes interativas, animação, gerontologia, inteligência artificial, novas ferramentas de análise de dados, entre outras, conta o professor.

A primeira temporada de webinares FSP-USP foi “De frente para a pandemia da Covid-19: temas urgentes” e explorou temas ligados a epidemiologia, matemática e infectologia, ferramentas essenciais para entender a pandemia. “Mas saúde pública é uma área ampla, com interfaces interagindo em todos os aspectos da vida em sociedade. No passado, as leis sanitárias nortearam a própria formação do Estado moderno brasileiro. Não podemos perder a oportunidade de refletir e aprender com a história”, diz Akerman.

Os palestrantes deste 10º webinar iniciam com reflexões críticas não apenas sobre as lições do passado, mas também de que forma os contornos e contextos da nossa sociedade têm o potencial de impactar na evolução da pandemia e evidenciar os dilemas sobre a democracia e a defesa da vida.

Palestrantes:

Anna Cristina Rodopiano de Carvalho Ribeiro – doutoranda do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP

André Mota – professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

Maria Cristina da Costa Marques – professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP.

Mediação:

Cristiane Cabral – professora do Departamento de Ciclos de Vida e Sociedade da FSP-USP.

Siga o Canal da FSP no YouTube e nossas redes sociais.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.