Cremesp aponta problemas no atendimento da UPA Piracicamirim, em Piracicaba

O Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) realizou vistoria, no dia 31 de janeiro, na Unidade de Atendimento de Urgências Municipal Dr. Fortunato Losso Netto (UPA Piracicamirim) e identificou diversas falhas em sua prestação de serviço. A gestão dessa instituição pública municipal é feita de forma terceirizada pela Organização Social em Saúde CEGECON – Centro de Gestão e Controle, voltada ao atendimento médico de emergência da região dos bairros Sol Nascente, CECAP, Piracicamirim, Morumbi e outros do município de Piracicaba.

A fiscalização do Conselho concluiu que os problemas apresentados pela unidade prejudicavam diretamente o atendimento aos pacientes. Além disso, uma forte chuva que antecedeu a fiscalização fez com que a água se acumulasse nos ambientes e evidenciasse a falta de manutenção na UPA, mesmo possuindo área física adequada às normas sanitárias vigentes. Veja abaixo todas essas irregularidades:

Infraestrutura

– Devido à chuva houve vazamento de água por toda a unidade, alagamento de algumas áreas e presença de bolor e mofo nas paredes;

– Má ventilação no local.

Plantões médicos

– Segundo o Dr. Pedro Albuquerque, diretor técnico da UPA Piracicamirim, as escalas não estão completas, já que houve a saída de 20 médicos fixos, nos últimos 10 dias, sem aviso formal prévio.

Atendimento aos pacientes

– Funcionários trabalhando acima da capacidade, já que há um déficit de médicos e enfermeiros;

– Classificação de risco realizada de maneira inadequada, estrutura insuficiente para a complexidade dos pacientes internados, falta de retaguarda laboratorial, radiológica e de centro cirúrgico atempados, dificuldade na regulação/transferência de pacientes;

– Falta de comissões obrigatórias;

– Falta de privacidade para as informações dos pacientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.