Curso discute excesso de medicalização e efeitos dos fármacos no cérebro

A medicalização exagerada e os erros de diagnóstico são desafios que a psiquiatria precisa combater para seu bom funcionamento. Estes temas, bem como os efeitos dos medicamentos no cérebro, serão abordados no curso a distância ‘Introdução à Psicofarmacologia Clínica’, do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), entre os dias 11 de outubro e 29 de novembro. Profissionais da saúde podem ser inscrever até 20 de setembro por meio deste formulário e o valor da inscrição é de R$ 120,00.

Elaborado e ministrado por Moacyr Luiz Aizenstein, professor graduado em Farmácia e Bioquímica com doutorado em Fisiologia pela USP, autor dos livros ‘Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos’ e ‘Introdução a Psicofarmacologia Clínica’, o curso traz informações sobre o funcionamento do sistema nervoso central, os mecanismos fisiopatológicos e bioquímicos relacionados a distúrbios psiquiátricos e os fármacos utilizados no tratamento.

“Vemos que há uma sobreutilização de medicamentos psiquiátricos e isso traz consequências ao paciente. Alguns medicamentos, uma vez introduzidos, podem provocar dependência, o que dificulta a sua retirada. É preciso entender que muitas vezes não há uma patologia, mas sim um reflexo do momento em que o indivíduo vive ou da forma como ele reage a uma medicação que não foi empregada corretamente. Alterações comportamentais muitas vezes são resultado de medicamentos. É preciso saber diferenciar um problema cognitivo ou psicológico do efeito de um fármaco”, afirma Aizenstein.

O curso terá carga horária de 24 horas e é composto por aulas teóricas, exercícios e fórum de debates. As aulas serão gravadas e podem ser acessadas a qualquer momento durante o curso. Serão oito módulos com os seguintes temas: Introdução à Farmacologia do Sistema Nervoso Central (11/10); A comunicação no Sistema Nervoso Central (18/10); Fatores e mecanismos moleculares relacionados à ocorrência de tolerância e dependência aos fármacos (25/10); Etilismo: Dependência e tratamento (01/11); Farmacologia dos sedativos e hipnóticos (08/11); Tratamento farmacológico da depressão e dos transtornos de ansiedade (15/11); Tratamento farmacológico das psicoses (22/11) e Fármacos psicoestimulantes: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (29/11).

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.