O Grant Pesquisa Danone Nutricia – Instituto PENSI já definiu quais são os quatro projetos selecionados para receber, por um ano, subsídio para o desenvolvimento de pesquisas, podendo ser prorrogado por mais seis meses. O edital, lançado em agosto, destinava-se a jovens pesquisadores interessados em desenvolver estudos em áreas temática com foco em nutrição, como alergia alimentar, dificuldades alimentares, tecnologia e economia em saúde e nutrição.
Trata-se de uma iniciativa local, cujo investimento tem como objetivo aumentar a produção científica em nutrição no Brasil. Nesta primeira edição, contou com 36 trabalhos inscritos, de diferentes localidades do Brasil, com destaque para São Paulo e Porto Alegre.
Após a submissão, os trabalhos foram avaliados por um comitê científico formado por especialistas. Quatro projetos foram selecionados considerando a originalidade, relevância e adequação metodológica do projeto. Os participantes apresentarão os resultados das pesquisas por meio de uma publicação de artigo ou apresentação em congressos reconhecidos.
Os seguintes projetos foram aprovados, sendo um por categoria:
- Tecnologia em Saúde: Louise Iara Gomes de Oliveira – Universidade Federal da Paraíba
- Economia em Saúde: Jaqueline Maffezzolli da Luz Bordin – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/ Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
- Alergias Alimentares: Carolina Soares da Silva- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre / Centro Universitário de Brasília
- Dificuldades Alimentares: Zeni Drubi Nogueira – Universidade Federal da Bahia – APAE – SALVADOR – Parceria FIOCRUZ
No dia 19 de novembro os projetos vencedores serão homenageados durante a cerimônia de abertura do 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil, com a presença dos representantes do Instituto PENSI e diretores da Danone Nutricia. A cerimônia, em formato online, poderá ser acessada pelo canal do YouTube “Saúde da Infância” .
Para saber mais sobre o congresso, acesse: 5congressosabara.institutopensi.org.br
A iniciativa de estimular a produção científica na área reforça a crença da Danone Nutricia de que a nutrição tem o poder de transformar vidas e vai ao encontro da missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas. Para isso, a companhia defende uma Revolução Alimentar, que visa expandir o olhar da alimentação como ferramenta de transformação positiva na sociedade em todos os elos do ciclo de vida. A parceria com as instituições e profissionais da área de nutrição também faz parte de dois objetivos que dão vida à visão “One Planet, One Health” da Danone: compartilhar a Revolução Alimentar com parceiros e impactar a saúde das pessoas localmente.