Na noite de quarta-feira (5), a Dasa revelou os vencedores da primeira edição do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica. A cerimônia ocorreu no clube Monte Líbano, em São Paulo (SP), e contou com a presença de executivos do mercado, além de médicos renomados em suas áreas de atuação, o júri responsável pela avaliação e os finalistas.
Para Emerson Gasparetto, vice-presidente da área médica da Dasa, trata-se de um reconhecimento da importância da inovação para a Medicina. “Sabemos do potencial de nosso País em termos de ideias inovadoras e acreditamos que, com esse tipo de incentivo, conseguiremos estimular, ainda mais, a produção científica brasileira. É uma oportunidade de dar voz e visibilidade aos pesquisadores, que como a Dasa, se dedicam para melhorar o setor”, complementa.
Todos os trabalhos inscritos e avaliados pelos jurados foram conduzidos, publicados ou liderados por médicos brasileiros. No total, foram seis as categorias premiadas e os vencedores foram: Inovação em Genética (vencedor: Um perfil superdetalhado da leucemia infantil), Inovação em Medicina Diagnóstica (vencedor: O exame que dá voz às psicoses), Inovação em Tratamento (vencedor: Células-tronco domam o diabetes), Inovação em Prevenção (vencedor: Cardiômetro, um alerta público sobre o coração) e Inovação em Medicina Social (vencedor: Visitas que mudam vidas).