No dia 22 de maio é comemorado o Dia do Abraço. Essa demonstração de afeto pode servir para fazer a diferença na vida de alguém. Nesse sentido, o ITACI, instituto referência no tratamento do câncer infantil e outras doenças hematológicas e raras, promove a sexta edição do Desafio ITACI Dia do Abraço.
Com o lema ‘O ITACI tem espaço para o seu abraço, e para a sua doação!’, o evento propõe um desafio que salva vidas: arrecadar R$ 200 mil reais para a compra de medicamentos complementares. Segundo Douglas Boscato, gerente da Fundação Criança, mantenedora do ITACI, cada dose pode custar até R$ 50 mil reais. “É uma maneira que encontramos para que essa criança, ou adolescente continue o tratamento contra o câncer.”
A campanha conta com o apoio do cantor Samuel Rosa, vocalista da banda Skank. “É uma honra participar dos eventos organizados pelo ITACI, com a grandiosa finalidade de mobilizar as pessoas, para que conheçam e possam contribuir para uma instituição que há anos provê o que há de melhor em tratamento oncológico pediátrico a quem precisa”, diz.
“De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, 85% das crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados, desde que sejam diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. Por isso, o tratamento contra o câncer infantil não pode esperar”, afirma Vicente Odone Filho, diretor clínico do ITACI.
Outras personalidades fazem parte do Desafio ITACI Dia do Abraço, como o técnico da Seleção Brasileira de Voleibol, Renan Dal Zotto, o goleiro da Portuguesa, Carlos Thomazella, a jornalista Mônica Salgado, a atriz Renata Brás e o cantor Leandro Lehart, ex-integrante do grupo Art Popular – em 2016, ele lançou o projeto Samba Cura, e reuniu vários artistas em um encontro histórico em prol do ITACI.
Parceria com Metrô de São Paulo, Via Quatro e o Shopping Center Norte
Novamente, o Metrô de São Paulo apoia o Dia do Abraço com a campanha de mobilização para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, por meio de vídeos institucionais, redes sociais e ativação nas estações. E pela primeira vez, a Linha 4 – Amarela (operada pela Via Quatro) participará do evento.
No dia 22 de maio (Dia do Abraço), o Nino, mascote do ITACI, fará um passeio pela Avenida Paulista e também um tour pelas estações – nas quais haverá distribuição de fitinhas e materiais de conscientização sobre o câncer infantil.
Quem também abraça a causa é o Shopping Center Norte. Do dia 9 a 22 de maio, vai chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce e da doação, por meio das informações que serão divulgadas nos painéis de led e no totem digital.
A tradição do Dia do Abraço
Desde 2017, o ITACI promove um abraço coletivo com toda equipe (médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas, entre outros profissionais) além de pacientes, voluntários, personalidades, enfim, a comunidade em torno do hospital.
O movimento conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce, informa a sociedade sobre a doença e, principalmente, escassos, estimula as pessoas a abraçarem por meio da doação, para que o ITACI continue tratando seus pacientes com excelência.
Nos últimos dois anos, por conta da Covid19, o Dia do Abraço foi virtual. “Ano passado, a mobilização teve como lema ‘Acelere a sua generosidade e doe agora’, já que em tempos de pandemia, os recursos ficaram difíceis e a saúde tem pressa, não pode esperar. Doar é uma forma altamente afetuosa de abraçar as crianças e jovens em tratamento”, diz Marina Pechlivanis, da Umbigo do Mundo, idealizadora da campanha.
Como doar
Acesse www.itaci.org.br/doacao-financeira e já estará na página da campanha. “Toda vez que alguém fizer uma doação no site, nosso Abraçômetro vai registrar o abraço do Nino aumentando. Quanto mais doações, maior o braço e maior o abraço aos pacientes do hospital”, sinaliza Douglas Boscato.
ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil
Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o ITACI é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Referência na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2020, mais de 13 mil consultas médicas, mais de 4 mil sessões de quimioterapia e 48 transplantes de medula óssea.
Informações: www.itaci.org.br l www.facebook.com/ITACI.ITACI