Edição 92 – Revista Hospitais Brasil

Principal revista e portal hospitalar do país. Há 20 anos levando informações de qualidade aos profissionais de saúde.
Nossa matéria principal aborda a Lei 13.787, sobre prontuário eletrônico, que representa mais um passo para o desenvolvimento da Saúde Digital no Brasil. Especialistas no assunto expõem os benefícios, os desafios e a importante questão da privacidade com relação aos dados do paciente. Também falamos sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health, realizado em abril, em São Paulo, que abordou o uso e a regulamentação da telemedicina no país. Durante o evento, a APM – Associação Paulista de Medicina apresentou uma síntese da proposta alternativa à Resolução CFM nº 2.227/2018, que foi aprovada e revogada. A entidade revelou, ainda, os números de uma pesquisa sobre o uso da tecnologia pelos médicos do estado de São Paulo. E quem está movimentando o mercado é a Informa Exhibitions, maior organizadora de eventos do mundo, que apresenta seu novo portfólio de saúde, formado pela união da Hospitalar, do SBF – Saúde Business Fórum e do HIS – Healthcare Innovation Show. Confira na matéria os planos e expectativas para o ano. Ainda nesta edição, publicamos um artigo exclusivo que mostra como a arquitetura e os serviços de hotelaria e facilities influenciam na experiência do cliente. Já em Gente que Faz, a entrevistada é Aline de Andrade Costa, economista responsável pela gestão do hospital da Médicos Sem Fonteiras em Beirute, no Líbano, que conta como é essa experiência.
Nesta edição, trazemos um suplemento especial sobre logística intra-hospitalar, abordando as áreas de farmácia e almoxarifado. Os especialistas entrevistados contam que a gestão desse setor pode comprometer mais de 60% da receita de uma instituição de saúde. Além da análise dos consultores, também apresentamos cases de hospitais que se dedicaram a desenvolver estratégias para garantir a segurança do paciente e, ao mesmo tempo, reduzir custos. Inauguramos nesta edição a seção “Nosso aplauso”, em parceria com empresas do setor. O objetivo é dar visibilidade a ações humanizadas envolvendo saúde e bem-estar, afim de que elas sejam valorizadas e conquistem mais voluntários e recursos financeiros para manter suas atividades. Um assunto atual que não pudemos deixar de comentar são as fake news, que afetam a execução plena da política de saúde no Brasil. Ruy Baumer, diretor titular do ComSaúde/Fiesp, comenta as consequência negativas do compartilhamento indiscriminado de notícias falsas, como a judicialização, que traz enormes prejuízos financeiros ao sistema. E, claro, não podemos deixar de demonstrar nosso apoio à campanha Outubro Rosa. Nossa equipe participou da 57ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, idealizada pelo IBCC, que reuniu quase 7 mil pessoas. Veja mais na seção “Pequenas Doses”.
Nesta edição, a matéria principal não poderia ser diferente: “O que esperar para a Saúde nos próximos quatro anos?”. Ouvimos lideranças da área, que avaliaram a proposta de governo do novo presidente, revelaram as prioridades e suas expectativas. Também soubemos a opinião a respeito do já escolhido ministro da Saúde. As entidades do setor estão animadas. Acreditam que, de fato, haverá uma mudança positiva para o país. Em “Nosso Aplauso”, o foco são ações humanizadas na saúde. A ciência humanitária e as inovações em saúde do Laboratório de Inovação Tecnológica (LAIS) são destaque em “Tecnologia”. Também trazemos uma homenagem ao Dr. Roberto Kikawa, fundador do CIES, além de apresentarmos matéria sobre as vantagens da locação de equipamentos. Boas festas!