Edição 95 – Revista Hospitais Brasil

Principal revista e portal hospitalar do país. Há 20 anos levando informações de qualidade aos profissionais de saúde.
É com enorme satisfação que entregamos a centésima edição da Revista Hospitais Brasil, que traz como novidade o Caderno Hotelaria e Facilities, que tem curadoria do consultor Marcelo Boeger e surge para atender à necessidade de informações pertinentes relativas a este setor, tão ligado à segurança e à experiência do paciente. O tema da vez é “Impactos do ambiente no controle de IRAS”. Na seção “Gente que Faz”, confira a trajetória de Ricardo Valentim, impulsionador do LAIS e referência em ciência humanitária. E mais! O tema da 27ª Hospitalar já foi definido: “A evolução do cuidado: o paciente certo, no lugar certo”. Além de comemorativa, esta também é a última edição do ano, portanto aproveitamos a oportunidade para desejar a todos um feliz Natal e um ano novo de muitas realizações!
2023 começou com um novo governo e a primeira edição do ano da Revista HOSPITAIS BRASIL não poderia deixar de abordar quais devem ser as prioridades para a saúde nesse ciclo. Em uma matéria especial, representantes de diversas entidades da área apontam os temas que devem ganhar a atenção do governo para garantir a sustentabilidade do setor e o atendimento de qualidade à população. Outra pauta, focada em gestão, mostra como a pandemia intensificou a necessidade de implantação de políticas ESG em instituições de saúde.
Um dos assuntos que abordamos é a gestão de facilities. Empresas do setor contam como escolher o melhor parceiro para realizar atividades que são fundamentais para garantir a sustentabilidade do hospital. Dr. Florentino Cardoso é o entrevistado da seção Gente que Faz. Ele esteve seis anos à frente da AMB e recebeu a honraria da Gusi Peace Prize Foundation, principal instituição humanitária, de caridade e respeito pela vida e dignidade humana da Ásia. Em eHealth, o destaque é o EMRAM, uma espécie de acreditação hospitalar desenvolvida pela HIMSS, que avalia a maturidade de adoção da TI clínica. Para estimular o mercado, hospitais que subiram mais um estágio revelam as estratégias adotadas e os projetos para alcançar o próximo nível. Apresentamos, ainda, dois estudos: um para conhecer a opinião da sociedade sobre as diretivas antecipadas da vontade do paciente, e outro que aponta o aumento do uso de dispositivos móveis em hospitais e como será a saúde no Brasil em 2022.