Edição 96 – Revista Hospitais Brasil

Principal revista e portal hospitalar do país. Há 20 anos levando informações de qualidade aos profissionais de saúde.
Nesta edição, trazemos um suplemento especial sobre logística intra-hospitalar, abordando as áreas de farmácia e almoxarifado. Os especialistas entrevistados contam que a gestão desse setor pode comprometer mais de 60% da receita de uma instituição de saúde. Além da análise dos consultores, também apresentamos cases de hospitais que se dedicaram a desenvolver estratégias para garantir a segurança do paciente e, ao mesmo tempo, reduzir custos. Inauguramos nesta edição a seção “Nosso aplauso”, em parceria com empresas do setor. O objetivo é dar visibilidade a ações humanizadas envolvendo saúde e bem-estar, afim de que elas sejam valorizadas e conquistem mais voluntários e recursos financeiros para manter suas atividades. Um assunto atual que não pudemos deixar de comentar são as fake news, que afetam a execução plena da política de saúde no Brasil. Ruy Baumer, diretor titular do ComSaúde/Fiesp, comenta as consequência negativas do compartilhamento indiscriminado de notícias falsas, como a judicialização, que traz enormes prejuízos financeiros ao sistema. E, claro, não podemos deixar de demonstrar nosso apoio à campanha Outubro Rosa. Nossa equipe participou da 57ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, idealizada pelo IBCC, que reuniu quase 7 mil pessoas. Veja mais na seção “Pequenas Doses”.
Um dos assuntos que abordamos é a gestão de facilities. Empresas do setor contam como escolher o melhor parceiro para realizar atividades que são fundamentais para garantir a sustentabilidade do hospital. Dr. Florentino Cardoso é o entrevistado da seção Gente que Faz. Ele esteve seis anos à frente da AMB e recebeu a honraria da Gusi Peace Prize Foundation, principal instituição humanitária, de caridade e respeito pela vida e dignidade humana da Ásia. Em eHealth, o destaque é o EMRAM, uma espécie de acreditação hospitalar desenvolvida pela HIMSS, que avalia a maturidade de adoção da TI clínica. Para estimular o mercado, hospitais que subiram mais um estágio revelam as estratégias adotadas e os projetos para alcançar o próximo nível. Apresentamos, ainda, dois estudos: um para conhecer a opinião da sociedade sobre as diretivas antecipadas da vontade do paciente, e outro que aponta o aumento do uso de dispositivos móveis em hospitais e como será a saúde no Brasil em 2022.
O ano de 2018 é de comemoração para a Publimed Editora, pois marca os 15 anos de circulação da Revista Hospitais Brasil, lançada durante a Hospitalar 2003. Esta edição tem como matéria principal o marketing de experiência, cujo objetivo é sensibilizar as emoções e sensações dos usuários de produtos e serviços. Especialistas no assunto falam sobre as ações que podem transformar os pacientes comuns em clientes defensores e divulgadores da marca. Também aproveitamos o nascimento do bebê real para analisar o sistema de saúde brasileiro em comparação ao inglês e a epidemia de cesárea no Brasil. O tema gerou polêmica por aqui porque a duquesa Kate Middleton deixou o hospital apenas cinco horas depois de dar à luz. A edição maio/junho está repleta de matérias interessantes!