O Einstein realiza nesta terça-feira (21) um evento on-line com o tema “O que todo paciente precisa saber sobre qualidade nos serviços hospitalares”. Com debates abertos a pacientes, familiares, profissionais de saúde e formadores de opinião, o objetivo do encontro, que contará com especialistas do Einstein e de outras instituições renomadas como Institute for Healthcare Improvement (IHI), City of Hope, Universidade do Texas e Press Ganey, é contribuir, por meio da informação, para o empoderamento dos pacientes na escolha de serviços.
O hospital é a única organização do hemisfério sul que é parceira estratégica do IHI, referência global em segurança e qualidade, cuja metodologia colaborativa é utilizada por instituições de saúde em todo o mundo para alcançar a excelência efetiva e duradoura nas práticas assistenciais e serviços prestados. Neste mês, o Einstein foi eleito pela quarta vez consecutiva como o melhor hospital da América Latina pelo ranking The World’s Best Hospitals, divulgado pela revista norte-americana Newsweek.
A ideia é trazer para o debate as experiências de referências mundiais em qualidade no atendimento hospitalar e falar sobre a importância de os pacientes observarem, além dos indicadores de qualidade no atendimento, outras métricas para a escolha de seus serviços, como a satisfação no longo prazo e a qualidade de vida após os procedimentos médicos.
Segundo Miguel Cendoroglo, diretor médico e de cuidado premium e embaixador do Programa de Diversidade e Inclusão do Einstein, as discussões possibilitarão que boas práticas sejam reverberadas por meio do compartilhamento de aprendizados. “Essas trocas são uma importante ferramenta para ampliar o acesso da população ao conhecimento e, consequentemente, à saúde de qualidade”, destaca.
Com transmissão ao vivo, o evento on-line contará com 4 painéis:
- “O que realmente faz um hospital ter qualidade e segurança?”, no qual se discutirá a necessidade e uma jornada de longo prazo focada na construção de uma cultura interna e de processos robustos que promovam o engajamento dos profissionais da saúde com os padrões mínimos para operar com qualidade e segurança.
- “Indicadores de qualidade: a importância dos desfechos clínicos para além do ambiente intra-hospitalar”, abordando o desafio de inovar cada vez mais na busca de indicadores que permitam um olhar que vá além do ambiente intra-hospitalar, garantindo, assim, mais qualidade de vida durante toda a jornada do paciente.
- “A qualidade na cirurgia e nos procedimentos de alta complexidade”, que discorrerá sobre a implementação de avanços tecnológicos e capacitação de especialistas para que, cada vez mais, as organizações tenham a estrutura necessária para cuidar de pacientes com quadros de alta complexidade.
- “A qualidade na oncologia e na cardiologia”, para falar sobre a importância dos investimentos contínuos em pesquisa e inovação para oferecer o melhor cuidado aos pacientes dessas áreas, passando por inovações como a medicina de precisão e as terapias celular e gênica.
Para o debate, a diversificação de players do mercado de saúde permitirá a profundidade e a amplitude que se exige para falar sobre a qualidade e a segurança hospitalar, e discutir iniciativas que tenham impacto na jornada de pacientes e familiares.
Além de Cendoroglo, participarão, representando o Einstein, o Dr. Sidney Klajner, cirurgião do aparelho digestivo e presidente da organização; Claudia Laselva, diretora da Unidade Hospitalar Morumbi e de Práticas Assistenciais; Vanessa Teich, diretora de Economia da Saúde; Rodrigo Gobbo, radiologista intervencionista e diretor médico do Centro de Medicina Intervencionista do Einstein; Fernando Maluf, oncologista e Fundador do Instituto Vencer o Câncer; e Fernando Bacal, coordenador do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante.
Entre os convidados de outras instituições, estão Pedro Delgado, vice-presidente do IHI; Karen Wentzel, do Magnet Recognition Program® American Nurses Credentialing Center; Tejal Gandhi, diretora de segurança e transformação da Press Ganey; Yuman Fong, cirurgião oncológico e chefe do Departamento de Cirurgia do City of Hope; Linda Bosserman, professora, oncologista e pesquisadora do City of Hope; Gustavo Oderich, chefe de cirurgia vascular e endovascular da Universidade do Texas; Heleno Costa Junior, superintendente do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), associado da Joint Commission International (JCI); e Angelica Carvalho, diretora-adjunta de desenvolvimento setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Evento – “O que todo paciente precisa saber sobre qualidade nos serviços hospitalares”
Data – 21/03/2023
Horário – Das 9h às 13h
Transmissão ao vivo no link