“Obrigada por fazer de seus empregos, trabalhos e plantões, o melhor por uma vida”. Este é o trecho de uma carta escrita pela esposa de um paciente internado na UTI – Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 do HRG – Hospital Regional de Gurupi, no Tocantins, durante um mês.
O entregador Dleon Dias Madeira, 33 anos, morador de Gurupi, deu entrada na unidade em outubro do ano passado onde permaneceu durante 30 dias.
“Cada dia era muito difícil a espera de novas notícias sobre o estado dele, principalmente quando estava entubado. Era um dia por vez, uma vitória a cada dia, mas aos poucos fomos conhecendo parte da equipe que sempre foram muito atenciosos e humanos”, disse a esposa de Dleon, Vanessa Madeira.
Ela também contou que além dos médicos e enfermeiros, teve apoio de psicólogos e assistentes sociais. “Mesmo após a alta do meu marido, eu ligava para a UTI para tirar dúvidas sobre a questão emocional e sempre tive um apoio muito bom. Isso foi fundamental porque quando a pessoa sai da UTI numa situação dessa, ficamos perdidos, sem saber como cuidar do emocional, mas graças a orientação que recebemos, tudo ocorreu de forma tranquila”, completou Vanessa.
A psicológa Katylla Costa, uma das profissionais que atendeu o paciente, ressaltou que o reconhecimento dos familiares é gratificante. “Ver que os familiares, mesmo do lado de fora, estão acompanhando o nosso trabalho, por mais difícil que seja, através do telefone ou de vídeo chamada é uma grande recompensa. Isso é o que nos motiva diariamente”, afirmou.
Atendimentos
A UTI Covid-19 do hospital é custeada pelo Governo do Tocantins e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Somente em 2021 foram realizados 619 atendimentos pela UTI do HRG.