Em meio à pandemia, HCor implanta estratégias para oferecer mais segurança aos pacientes

Compreendendo o receio natural dos pacientes na busca de atendimento hospitalar durante o cenário de pandemia de Coronavírus no país, o HCor criou estratégias exclusivas para oferecer mais tranquilidade e segurança aos pacientes que precisem de seus serviços: o “HCor Coleta Fácil” e o “Pronto-Socorro em Casa”.

A primeira iniciativa tem foco na retomada das cirurgias eletivas, com a implantação de um sistema de coleta em drive-thru para pacientes que tenham procedimentos cirúrgicos confirmados para os próximos dias.

“Para passar por uma cirurgia, o paciente precisa estar apto clinicamente e todos os exames pré-operatórios ajudam a equipe médica a avaliar os riscos antes, durante e depois do procedimento. Por isso, nossa lista de exames para cirurgias agendadas passa a contar com o PCR para Covid-19”, destaca Carlos Figueiredo, superintendente de negócios do HCor.

O “HCor Coleta Fácil” é direcionado exclusivamente a esses pacientes em fluxo pré-operatório, e conta com atendimento previamente agendado por telefone. Para a coleta do teste, é necessário apresentar o pedido médico recebido no momento do agendamento. Os resultados são acessados diretamente no site do hospital, com login e senha do usuário.

Já a segunda estratégia, de acordo com o superintendente, foi criada a partir da observação da brusca queda na procura por atendimentos no pronto-socorro do hospital (desde o início da pandemia, a redução no volume de atendimento chegou a 60% em relação ao mesmo período de 2019).

Segundo Figueiredo, mesmo os casos que requerem assistência de urgência, como infarto, AVC e arritmias, têm sido postergados pelos pacientes, que passaram a chegar no hospital com um agravamento importante do quadro clínico. Também vem sendo observado o aumento da taxa de óbito em ambiente domiciliar.

“Mais do que reforçar para esse paciente que ele está seguro dentro das dependências do HCor, nós constatamos que, se esse paciente tiver a opção de ser atendido na sua própria casa, a chance de ele pedir ajuda mais rápido pode ser maior. E agilidade na assistência a um paciente que tenha um infarto, por exemplo, é imprescindível”, destaca o superintendente.

O “Pronto-Socorro em Casa” é um serviço exclusivo que garante a assistência de urgência a domicílio – com a avaliação de um médico e um profissional de enfermagem –, possibilitando que o paciente somente seja removido ao hospital se houver real necessidade de transferência.

Como funciona o atendimento de urgência a domicílio?

Caso esteja se sentindo mal, o paciente ou familiar entra em contato com o call center do HCor (11 – 3053-6611), na opção 0, e passa por uma triagem realizada por um enfermeiro.

São considerados elegíveis para o atendimento domiciliar pacientes com condições agudas decorrentes de doenças cardiovasculares, ortopédicas ou neurológicas – apresentando sintomas como dor no peito, arritmias, desconforto torácico, perda da fala, perda da força motora, desmaio, entre outros –, e que estejam a até 10 km de distância do hospital.

Não estão aptos ao atendimento do “Pronto-Socorro em Casa” pacientes com síndrome gripal.

Redação

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