Encontro internacional discute sustentabilidade dos sistemas de saúde público e privado no Brasil

Gratuito e 100% online, entre os dias 6 e 8 de outubro, acontece o 3º Global Forum – Fronteiras da Saúde, idealizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL). A proposta do encontro é não só discutir, mas delinear caminhos e propor alternativas para a necessária e urgente questão da sustentabilidade dos sistemas de saúde público e suplementar, estabelecendo uma agenda propositiva e não simplesmente gerar mais conteúdo que não possa ser aplicado nas ações de políticas públicas e nortear decisões da iniciativa privada.

Os interessados terão à disposição mais de 20 horas de conteúdo com a participação de palestrantes internacionais e debatedores brasileiros de órgãos públicos das esferas governamentais; empresários do setor da saúde; pesquisadores; médicos; executivos de diversos segmentos da sociedade impactados pelo peso de uma conta que não fecha, não só no Brasil, mas em inúmeros outros países.

“A impactante e triste realidade da saúde, que a pandemia escancarou, tem sido pauta de nossas ações desde nossa fundação, em 2008. O Global Forum propõe aos distintos atores do ecossistema da economia e da saúde a deixarem de lado as agendas individuais e atuarem para mudar para valer a saúde no Brasil. É mandatório que governos, iniciativa privada, a academia, as sociedades médicas e a sociedade civil trabalhem juntos para alcançarmos a necessária sustentabilidade da saúde. Se não fizermos isso com extrema urgência, seremos devastados por mais um vírus desconhecido que surgirá brevemente ou, simplesmente, entraremos no já anunciado colapso que virá com o crescente índice de envelhecimento de nossa sociedade”, explica Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, idealizadora do evento.

A pandemia do novo Coronavírus demonstrou que dedicar atenção à saúde e sua sustentabilidade é um desafio premente para nações desenvolvidas ou em desenvolvimento e criar uma agenda comum, factível e que efetivamente possa ser implementada no Brasil é mais do que necessário. Em função disso, a Pandemia será novamente inserida na agenda do Global Forum 2021, mas ela não será seu foco principal.

O evento irá discutir temas fundamentais e estruturais como Population Health (Saúde da População), por exemplo, que analisa as comparações da incidência de doenças em grupos de acordo com critérios como idade, sexo ou localização. Os estudos de saúde populacional fornecem as informações necessárias para direcionar os recursos da saúde a quem realmente precisa, sem desperdícios. O foco em Saúde da População também promove um melhor envolvimento do paciente e a possibilidade dele administrar melhor sua própria saúde.

Também serão abordados temas como financiamento da saúde – quem paga a conta e como paga; a saúde e a economia, lado a lado; a inovação em saúde – a revolução digital e a incorporação de novas tecnologias (não só medicamentos e  tratamentos, mas soluções para o diagnóstico precoce e ferramentas para a gestão da saúde); e o papel da indústria da saúde como parte da solução hoje e para o futuro.

Entre os palestrantes internacionais confirmados estão:

  • Dr. Nick Guldemond, Professor de Assistência Integrada e Tecnologia e de Cuidados Integrados e Tecnologia na Sechenov First Moscow State Medical University que abordará a importância da saúde baseada em valor e do financiamento como forma de definir as políticas públicas para garantir a cobertura universal da saúde;
  • Daniel Wikler, Professor e Ph.D. do Programa em Política em Saúde da Universidade de Harvard, que falará sobre a melhoria da saúde da população com base em dados estatísticos e informações;
  • Stacy Lindau, Professora de obstetrícia e ginecologia da Catherine Lindsay Dobson/ Universidade de Chicago e fundadora e diretora de inovação da NowPow e Shyama Majumdar, gerente Sênior de empreendimentos científicos no Centro Polsky para Empreendedorismo e Inovação da Universidade de Chicago, que juntas falarão sobre a Inovação na saúde comunitária (Population Health) para disponibilizar atendimento personalizado aos indivíduos;
  • Maria Antonieta Alva Luperdi, ex-Ministra de Economia, Finanças e Diretora Geral do Orçamento Público do Peru, Diretora Global COVAX e líder de projeto da Acasus que contará sobre a sua experiência pessoal no Peru, como líder da economia do país durante a pandemia do novo Coronavírus.

Destacam-se também a participação dos brasileiros Edson Araujo, economista sênior do Banco Mundial e Felipe Salto, economista, diretor-executivo do IFI – Instituição Fiscal Independente do Senado Federal; Erno Harzheim, médico, professor da UFRGS e ex-secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde; Fábio Franke, Presidente da Aliança Pesquisa Clínica Brasil; Bruno Sobral de Carvalho, Secretário-Executivo da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); Gonzalo Vecina, médico sanitarista e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP; Marcelo Caldeira Pedroso, Professor Livre Docente do Departamento de Administração da FEA-USP e Coordenador do Grupo de Trabalho 2020, ‘Inovação na Atenção Primária’ do Global Forum – Fronteiras da Saúde; Paulo Furquim, Professor Titular e coordenador do Centro de Regulação e Democracia (CRD) e professor em tempo integral nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado do Insper. coordenador do Grupo de Trabalho 2021, ‘Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde’; Ana Amelia Lemos, ex-Senadora e Secretária extraordinária de relações federativas e internacionais do Rio Grande do Sul; Elisabeth de Carvalhaes, Presidente da Interfarma, Renato Carvalho, Presidente da Novartis, Lídia Abdalla, presidente do Sabin Medicina Diagnóstica; Hugo Nisenbom, presidente da MSD Brasil, entre outros.

Global Forum – Fronteiras da Saúde nasceu em 2019, após o LAL acompanhar, durante seus anos de atuação como organização da sociedade civil dedicada à transformar positivamente o cenário da saúde no Brasil, os principais eventos mundiais relacionados à sustentabilidade da saúde. Dessa imersão surgiu a proposta de reunir os mais diferentes agentes da sociedade, para não só discutirem, mas trabalharem em uma agenda propositiva comum, factível e possível de ser implementada. O objetivo é contribuir para que o Brasil encontre alternativas para alcançar a sustentabilidade dos sistemas de saúde, público e privado.

Informações e programação: www.globalforumsaude.com.br

Inscrições: ladoalado.iweventos.com.br/evento/globalforum2021/home

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.