Praticamente todos os pacientes com câncer apresentam episódios de dor, seja na cirurgia, nas complicações da doença, ou como consequência de procedimentos invasivos que às vezes precisam ser realizados. “A dor é comum a cerca de 50% dos pacientes que têm câncer inicial e em até 90% dos pacientes que desenvolvem a doença avançada”, detalha Fernando Medina, oncologista clínico do Centro de Oncologia Campinas (SP).
A “Dor Relacionada ao Câncer” é tema da reunião científica que será realizada no próximo dia 31 de agosto, às 12h30, no Salão Nobre da Santa Casa de Piracicaba (SP), com transmissão pelo aplicativo Zoom. O evento terá a participação de Fernando Medina e do fisiatra Leonardo Municelli, médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, com Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Municelli é ainda pós-graduado em Acupuntura pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP e é membro do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP, além de coordenar o ambulatório de Bomba de Infusão Intratecal de Analgésicos do HC-FMUSP.
A dor é altamente prevalente na população dos pacientes com câncer. Medina aponta que a evolução dos tratamentos colocou no mercado não só medicamentos de efeitos colaterais menores e com uma boa eficácia analgésica, como também profissionais especializados em tratar a dor e técnicas efetivas para controle.
“Formou-se vários especialistas que se dedicam ao tratamento da dor, ao mesmo tempo que drogas surgiram, muito bem toleradas pelos pacientes”, conta Medina. A medicina da dor é uma área em desenvolvimento. Atualmente, instituições de saúde dispõem de departamentos exclusivos para os cuidados da dor, a cargo de profissionais que avançam nas especializações e recursos. Na medicina da dor, observa Medina, cada paciente é diferente. “Certos pacientes respondem melhor a um tipo de tratamento que outros. É preciso sempre observar a resposta deles ao tratamento e buscar o melhor caminho para tratar da dor”.
Reunião Científica
A participação na reunião científica “Dor Relacionada ao Câncer” é gratuita e direcionada a profissionais da área de saúde. O evento tem início às 12h30, no Salão Nobre da Santa Casa de Piracicaba (com estacionamento gratuito) e transmissão pelo zoom. O endereço é Avenida Independência, 953, Piracicaba.
Os interessados devem se inscrever por meio do link bit.ly/3C2cPn7. Mais informações estão disponíveis no Instagram do Centro de Câncer da Santa Casa de Piracicaba (www.instagram.com/cecanpiracicaba).
O evento é uma realização do Centro de Oncologia Campinas, Centro de Estudos e Pesquisas Oncológicas de Campinas (CEPOC), Centro de Câncer da Santa Casa de Piracicaba (Cecan) e Associação Paulista de Medicina de Piracicaba.