Depois de 37 dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí (SP), o paciente Nelson Marques da Silva, de 62 anos, diagnosticado com Covid-19, recebeu alta médica nesta segunda-feira (4). Apesar da pandemia, a preocupação com pequenos gestos de humanização tem sido uma constante no hospital. Neste último final de semana de internação, na fase final de sua recuperação, a equipe multidisciplinar conseguiu levar o paciente para um banho de sol na área externa da clínica. Em agradecimento, Sr. Nelson fez até um coração com as mãos.
A fisioterapeuta Paula Monteiro, conta que a ação foi possível devido a condições clínicas do paciente e liberação médica. “Levar os pacientes com tempo de internação prolongada ao solário, como o caso do Sr. Nelson, faz parte de nossa rotina, mas ainda não tínhamos feito isso com nenhum paciente Covid-19. Sempre que o paciente tem condições clínicas, nós realizamos essa ação, inclusive com pacientes traqueostomizados em ventilação mecânica. É um trabalho desenvolvido pelas equipes de fisioterapia e enfermagem, que se mobilizam para realizar a transferência do paciente do leito para cadeira de rodas de forma segura. Durante o procedimento o paciente é monitorizado e acompanhando por nós”.
O local fica na parte de fora da clínica, dando acesso a natureza, com ambiente arborizado e bastante luz solar. “A iniciativa auxilia na reorientação espaço-temporal do paciente, ou seja, a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, as pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. Consequentemente nós diminuímos a incidência do delirium – estado de confusão mental”, explica à psicóloga, Caroline Alves.
“A melhora do Sr. Nelson foi gradativa, realizamos trabalho de força muscular. Toda equipe se empenhou e foi muito emocionante. O paciente se emocionou e agradeceu por estar vivo. O sentimento que tivemos foi de gratidão pelo dom de cuidar e por mais essa vitória”, comemorou Paula.
Para o paciente, que se despede do hospital, o momento foi especial, mas agora ele só quer saber de banho de sol em casa. “Eu fiquei muito feliz em ver o sol e coisas diferentes depois de tantos dias internado. Não vou me esquecer deste momento, sou muito grato, mas agora eu quero mesmo é rever minha família ir pra casa”, finaliza com tímido sorriso.