Equipe do Transplante de Pulmão do InCor recebe prêmio nacional por pesquisa inovadora

O grupo de Transplante de Pulmão do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCorHCFMUSP) foi premiado no XIX Congresso Brasileiro de Transplantes, realizado entre os dias 15 e 18 de outubro de 2025, em Fortaleza (CE). A equipe recebeu o Prêmio E. J. Zerbini – Pulmão, Coração, um dos principais reconhecimentos da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

O trabalho premiado é resultado de uma parceria entre os Laboratórios de Investigação Médica LIM-61, de Cirurgia Torácica, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Pêgo Fernandes, e LIM-19 Imunologia, liderado pelo Prof. Dr. Edécio Cunha-Neto. A pesquisa busca entender melhor o que acontece com os pulmões durante o transplante, especialmente em relação a um tipo específico de material genético chamado DNA mitocondrial. Os resultados podem ajudar a melhorar a sobrevida dos pacientes após o transplante.

O estudo foi apresentado pelo Dr. Flavio Pola dos Reis, médico do grupo de Transplante de Pulmão do InCorHCFMUSP, que recebeu o prêmio em nome da equipe. Também participaram da pesquisa os profissionais Lucas Matos Fernandes, Samuel Lucas dos Santos, Luis Gustavo Abdalla, Debora Levy, João Paulo Nunes da Silva, Luiz Felipe Pinho Moreira, além dos professores Edécio Cunha-Neto e Paulo Pêgo Fernandes.

Essa conquista reforça o papel do InCor como referência em pesquisa, ensino e inovação na área de transplantes no Brasil. “Ficamos muito honrados com esse reconhecimento. Acreditamos que investir em pesquisa é fundamental para melhorar os resultados dos transplantes. Estudos como esse nos ajudam a entender melhor os desafios e a oferecer mais qualidade de vida aos nossos pacientes”, finaliza o Prof. Dr. Paulo Pêgo Fernandes.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.