O novo livro da Editora Manole, “Ética em pesquisa – em medicina, ciências humanas e da saúde”, pode ser considerado um manual para estudantes e profissionais do conhecimento envolvidos em pesquisa. Isso porque contempla todas as informações e caminhos adequados para que um projeto de pesquisa seja desenvolvido dentro das normas legais e éticas estipuladas pelas autoridades responsáveis dentro de cada especialidade. A aprovação ética é indispensável em pesquisa nas ciências da saúde, humanas e sociais sob o risco de inviabilização do trabalho.
O livro é dividido em seções, que trazem temas como: termos de consentimento; pesquisa com animais, pesquisa clínica com populações especiais, pesquisas educacionais, nutricionais e por imagens eletrônicas; equívocos e desacertos na execução e publicação das pesquisas; e ética nas posturas pessoais, verbas e finanças.
A linguagem clara e objetiva com que as questões são tratadas torna a leitura acessível inclusive para leigos interessados no assunto. Glossário, lista de sites úteis, referências e fontes de consulta também integram a publicação.
Editor
JOEL FAINTUCH é professor sênior do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). É vice-coordenador da Comissão Ética para Análise de Projetos de Pesquisa (CapPesq) do Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP).