Com um setor que movimenta mais de R$ 60 bilhões no Brasil, segundo pesquisa realizada pela ABRAFAC, em parceria com a GlobalFM e conduzida pela Frost & Sullivan em 2019, até pouco tempo o setor de Facilities Management era lembrado como uma área que gerenciava apenas a manutenção de estabelecimentos, com serviços como limpeza, desinfecção, segurança e recepção. Com o advento da pandemia mundial, causado pela Covid-19, tanto o setor como o profissional de FM ganharam relevância e foram cruciais para manter empresas e indústrias funcionando durante este cenário.
A Sodexo On-site, empresa com mais de 55 anos de expertise global em oferecer qualidade de vida por meio de serviços de alimentação e facilities, acredita na força desse setor, que deve continuar crescendo. “Mesmo depois que a pandemia acabar, muitas das soluções desenvolvidas para esse período devem continuar em alta. E a demanda por profissionais altamente especializados que consigam pensar estrategicamente no negócio, e ao mesmo tempo trabalhar em prol da segurança e bem-estar das pessoas, será cada vez mais crescente. Por isso, hoje além da competência técnica, o especialista em FM precisa ser versátil e saber se relacionar e lidar com imprevistos”, afirma Luciana Moura, gerente da Plataforma Técnica da Sodexo On-site Brasil.
No país, o setor deve crescer 9,7% ao ano — acima do índice global de 7,4 —, segundo o relatório da Global FM Market, divulgado pela ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities). Por isso, a cada dia é preciso olhar mais para a segurança das pessoas e processos bem estruturados. “Apostamos também na incorporação de processos e normas do mercado, mesmo que não obrigatórias pelos órgãos fiscais do país, que tramitem nossa atuação responsável. Durante a pandemia, por exemplo, implementamos a ABNT PR 1004-1:2020 – operação segura em organizações durante situações de pandemia e a ISO/PAS 45005:2020BNT occupational health and safety management — General guidelines for safe working during the COVID-19 pandemic. Ambas apoiam a jornada diária das atividades do Facilities Management tornando os ambientes mais seguros” conta a executiva.
Espera-se que o crescimento do setor também atraia profissionais que gostem de trabalhar de forma híbrida, entre o operacional e o estratégico. Na Sodexo On-site, a carreira de facilities tem impulsionado profissionais a crescerem na companhia “Quem estiver pensando em seguir por esse caminho profissional, o momento é agora e o cenário é muito promissor com novas ofertas, soluções, competências e habilidades. Além de garantir o bom funcionamento da operação, esse profissional também é responsável por proporcionar experiências de bem-estar e qualidade de vida aos usuários, estimulando sua produtividade, e otimizando as operações da companhia com estratégia”, destaca Luciana.
A presença da força de trabalho feminina também cresceu nos últimos anos. Inicialmente, tínhamos um setor predominante masculino, por conta dos serviços de manutenções prediais, mas com o crescimento da área e a pluralidade de funções o facilities atraiu muitas profissionais femininas, equilibrando a participação das mulheres em posições estratégias e diversas. “Por ser uma área multidisciplinar, com rotina dinâmica que permite compartilhar conhecimento e transição em diversos setores da empresa, como infraestrutura, sustentabilidade, TI e workplace, acaba sendo muito atrativa para todos os gêneros. Para se ter uma ideia, atualmente, 40% do total de nossos colaboradores são mulheres atuando em facilities”, afirma Luciana.
É o caso de Celiane Cardoso, que trabalha na Sodexo On-site desde 2008. Formada em nutrição, ela iniciou na companhia para gerenciar um dos restaurantes corporativos, mas ficou fascinada pela diversidade do setor de facilities e o alcance e contribuição que ele gerar na vida das pessoas, além do constante aprendizado como profissional. “Apesar das minhas responsabilidades serem para os serviços de alimentação, essa experiência me proporcionou conhecer diversas áreas de atuação do Facilities Management e eu pude explorar outros caminhos profissionalmente, já que a Sodexo também possui uma gama completa em soluções de FM”, conta Celiane.
Como gestora, que está à frente de uma equipe diversa, Celiane também sente na prática que há mais equilíbrio de gêneros no setor. “Nos últimos anos as mulheres estão ganhando mais espaço. Apesar de ainda ser um setor dominado por homens, a presença de profissionais mulheres tem sidos cada vez mais intensa”, conclui.