Faculdade realiza evento online e gratuito sobre futuro do aleitamento materno

As substâncias do leite materno protegem o bebê de diversas doenças e infecções – e, por isso, a amamentação é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Em tempos de pandemia, ressaltar a importância do hábito e aliviar a insegurança de mães é fundamental. Para tirar dúvidas e abordar os benefícios dessa prática, a Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), realiza quinta-feira (27) o evento científico “O Futuro do Aleitamento Materno”.

“Alguns países recomendam que a mãe não amamente se estiverem com Covid-19. Mas não há evidências concretas ou comprovação científica de transmissão da doença pelo aleitamento materno. São apenas suspeitas”, explica o Professor Emérito de Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas, Cesar Victora. O especialista, coordenador da pesquisa EPICOVID-19, que monitora a progressão da pandemia em 133 cidades brasileiras, ressalta que as mães não devem parar de amamentar. “O risco de mortalidade infantil pela ausência de amamentação é dezenas de vezes maior do que pela infecção pelo coronavírus”, salienta o médico.

Cesar Victora é reconhecido no mundo inteiro por suas pesquisas sobre nutrição materno-infantil. Os estudos comprovaram, por exemplo, que o aleitamento exclusivo reduz em 14 vezes o risco de morte de crianças por diarreia e em 3,6 vezes por doenças respiratórias. Ele será um dos palestrantes do evento e falará sobre os resultados de 40 anos de estudos sobre amamentação e as implicações na saúde de mulheres e crianças, o que inclui a prevenção do câncer de mama.

Neonatologista do Hospital Moinhos de Vento, Mariana González de Oliveira também participará do encontro. Ela abordará a amamentação de prematuros e a relevância do leite materno para a nutrição, crescimento e desenvolvimento, além de facilitar a formação do vínculo entre mãe e bebê – um dos aspectos mais importantes para o recém-nascido.

O evento online e gratuito terá a mediação da chefe do Serviço de Neonatologia do Hospital Moinhos de Vento, Desirée Volkmer, e será coordenado pela enfermeira Andreia Amorim, coordenadora assistencial da instituição. Começa às 19 horas com transmissão ao vivo pelo canal da faculdade no YouTube. As inscrições podem ser feitas no site do Hospital Moinhos.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.