Faculdade São Leopoldo Mandic promove live para comentar sobre equipamentos de segurança para profissionais de saúde

A realização de atendimentos clínicos em tempos de pandemia de Covid-19 é um desafio, especialmente para as atividades odontológicas, devido à geração e dispersão de gotículas e aerossóis que podem conter o vírus. Para comentar as novidades disponíveis sobre biossegurança, a Faculdade São Leopoldo Mandic fará uma transmissão ao vivo nesta quinta-feira (18), às 18h30, em seu perfil no Instagram (www.instagram.com/saoleopoldomandic), para profissionais e estudantes da área de Saúde.

A conversa será direcionada pelo diretor-geral da instituição, Dr. José Luiz Junqueira, com participação do Dr. Victor Montalli, e terá como foco os resultados da Barreira Individual de Biossegurança Odontológica (BIBO), um dispositivo que consiste em um bastidor com filme de PVC e tecido TNT acoplados a ele. “Nos inspiramos em um vídeo que viralizou na internet. Procuramos a responsável pela gravação e perguntamos se poderíamos testar tal barreira em laboratório, para validarmos cientificamente. A resposta foi positiva e entramos em ação”, conta o Prof. Dr. Victor Montalli.

De acordo com o professor, a BIBO se mostrou um equipamento altamente seguro para ser incorporado nos consultórios e, também, para a utilização na clínica-escola da Faculdade São Leopoldo Mandic. “Acreditamos que o profissional de Odontologia precisará passar por uma curva de aprendizado, já que o filme em PVC pode atrapalhar a visão”, afirma o Dr. Montalli

A equipe de pesquisa, coordenada pelo Dr. Victor Montalli, realizou experimentos preliminares científicos com o dispositivo BIBO, que mostrou a redução dos riscos de contaminação vinculados aos aerossóis dos consultórios odontológicos em até 94%. “A alternativa é uma saída inovadora, economicamente viável. Além de ser tecnicamente possível e desejável em tempos de pandemia de coronavírus, por ter sua eficácia comprovada”, completa o Dr. Montalli.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.