Fortalecer a amamentação é uma das principais bandeiras da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Por esta razão, neste Agosto Dourado (mês em conscientização ao aleitamento materno), o novo episódio do Famílias em Pauta – programa online vinculado ao projeto “Pediatria para Famílias”, da SBP – convida mães, familiares e pediatras para uma conversa sobre a importância da proteção e do estímulo à amamentação para melhorar a saúde coletiva. A edição já está disponível para acesso no site Famílias em Pauta.
Para debater esse tema, o programa contou com a participação da presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM) da SBP, Dra. Rossiclei Pinheiro; a secretária do DCAM-SBP, Dra. Lelia Cardamone Gouvêa; e a Dra. Katia Brandt, membro do DCAM da Sociedade Pernambucana de Pediatria (Sopepe).
No episódio, as convidadas falam sobre os benefícios da amamentação para a mulher e o bebê; os riscos da amamentação cruzada; e como as mães que não podem amamentar devem dar o leite materno aos seus filhos. Outro assunto em destaque é a importância da Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) e como essa norma ajuda na proteção do aleitamento materno.
AGOSTO DOURADO – Para reafirmar o compromisso permanente dos pediatras com a promoção, proteção e apoio à amamentação, a SBP preparou um pacote de ações alusivas neste mês. Entre os materiais que compõem a campanha, o DCAM-SBP lançou o “Guia Prático Doenças Infecciosas e Amamentação”; a série especial de podcasts em parceria com a Revista Pediátrica; e o e-book informativo “Pais, tirem suas dúvidas sobre o aleitamento materno”.
A campanha terminará no dia 30 de agosto, com a transmissão da live “O pediatra promove o aleitamento materno”. O evento direcionado aos especialistas acontecerá, das 19h30 às 20h30, exclusivamente pelo site da SBP.
PROGRAMAS ANTERIORES – Nas edições anteriores, o Famílias em Pauta também debateu outros temas relevantes para a sociedade. Todos os episódios podem ser acessados gratuitamente por aqui. Para aumentar a interação com o público, o programa abre espaço para a participação de pais e/ou cuidadores, que podem enviar suas dúvidas sobre cada um dos temas abordados nas edições através do e-mail familiasempauta@sbp.com.br.