Farmacêuticos viajam de barco para atender paciente idoso em casa no município no Pará

Evidenciando cada vez mais o papel essencial que o farmacêutico assumiu durante a pandemia de Coronavírus, os colaboradores da Pague Menos protagonizaram um relato de compaixão e solidariedade essa semana. No município de Abaetetuba, próximo à Baía de Marajó, no Pará, a equipe da unidade local recebeu um pedido inusitado. Um senhor precisava passar por um atendimento e realizar um teste de Covid-19, mas devido à idade, não conseguiria ir até a farmácia. Assim, os familiares requisitaram que ele fosse atendido em domicílio, mas com um detalhe: a família mora em uma das ilhas da cidade, e o trajeto precisaria ser feito de barco.

De acordo com os familiares do paciente idoso, as outras farmácias locais onde eles solicitaram pelo serviço em domicílio, negaram o pedido. Então, sem hesitação, os colaboradores da Pague Menos os acolheram e aceitaram atendê-los. Com todos os materiais de segurança necessários, a farmacêutica e a gerente da unidade viajaram junto com a família em seu barco até a ilha onde moram atualmente. Na residência, o atendimento ocorreu de forma tranquila, houve a realização do teste de Covid-19, além de orientações e o encaminhamento médico do paciente.

“Um dos nossos lemas sempre foi ir mais longe para estar mais perto dos brasileiros. Essa ação totalmente humana e espontânea das nossas colaboradoras em Abaetetuba incorpora esse ideal, e mostra o quão presente ele está no nosso dia a dia”, explica Albery Dias, Diretor de Serviços Farmacêuticos da rede. “O momento pelo qual estamos passando, com uma sobrecarga do sistema de saúde, deixa ainda mais clara a importância do farmacêutico e dos serviços clínicos que uma farmácia pode oferecer à população. Mas, mais do que isso, reforça que estamos levando também esperança para pessoas em todos os cantos do país”.

A Pague Menos é primeira rede de farmácias presente nos 26 estados e no Distrito Federal, e foi pioneira na realização dos testes rápidos para Covid-19 no Brasil. Hoje, a rede já disponibiliza quatro diferentes tipos de exame em todas as regiões do País. Desses, três são testes rápidos: o de anticorpos, que identifica a presença dos anticorpos IgG e IgM produzidos pelas células de defesa do corpo após contato com o vírus da Covid-19, e os testes de antígeno SWAB e por escarro salivar, que constatam a presença do próprio vírus da Covid-19 no paciente por meio da análise de amostra nasofaringe ou de saliva. Eles determinam a existência do antígeno viral SARS-CoV-2 no momento que o teste é realizado.

Além dos testes rápidos, a rede também já disponibiliza em seis capitais o PCR-Lamp da meuDNA. O exame genético também detecta a presença do antígeno SARS-CoV-2, e já pode ser realizado a partir do 1º dia de infecção. A coleta de amostra de saliva para análise é feita de maneira indolor e sem incômodo algum, e enviada a um laboratório, e o paciente recebe seus resultados de maneira online em até 72 horas.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.