Estudo identificou que durante o Outubro Rosa, movimento que todo ano alerta a população de diversos países mundo afora para o combate ao câncer de mama, aqui no Brasil impacta diretamente no rastreamento de câncer de mama, o que por um lado é positivo, mas, por outro, demonstra que há notória necessidade de conscientizar o ano todo.
De acordo com o Dr. Marcelo Antonini, da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional São Pulo (SBM-SP), que coordenou o estudo junto com um grupo de médicos brasileiros, o artigo científico publicado no início de setembro na Public Health in Practice – com o título de Does Pink October really impact breast cancer screening? – mostrou que a campanha de conscientização sobre o câncer de mama no mês de outubro aumenta o volume de rastreamento de mamografia em 39% no serviço público brasileiro. “Na verdade, isso acontece durante todo o mês e nos meses imediatamente após outubro”, afirma o mastologista.
Segundo ele, uma das conclusões dos pesquisadores é que ações semelhantes deveriam ser tomadas ao longo do ano e não apenas em outubro. “O aumento do número de mamografias realizadas no Brasil neste período mostra que a conscientização sobre o câncer de mama e a educação em saúde são necessárias e devem ser incentivadas não só pelas entidades médicas, mas por toda a sociedade e pelo Governo Federal”, diz o Dr. Antonini.
O médico chama a atenção para o fato de a detecção precoce do câncer de mama levar a melhores resultados de redução de mortalidade, tendo melhor custo-benefício para a saúde pública em geral. Mesmo assim, a adesão ao rastreamento continua sendo um desafio do ponto de vista da política de saúde pública. Segundo o estudo, as taxas de mortalidade brasileiras estão aumentando e há muitas variações de adesão entre as regiões geográficas. Fatores como atrasos no diagnóstico, baixa adesão aos programas de rastreamento e lacunas na implementação de ações são responsáveis por essas disparidades.
O estudo considerou o número de mamografias realizadas nos meses de outubro, novembro e dezembro no quinquênio 2017-2021, comparando-os com os demais trimestres de cada ano (janeiro a março, abril a junho e julho a setembro), conforme relação baixo:
– Impacto da Campanha Outubro Rosa em mulheres brasileiras
Exames de câncer de mama, 2017 a 2021 (fonte: DATASUS)
– Outubro: 33% – Novembro: 39% – Dezembro: 22%
No início da pandemia de Covid-19, o rastreamento do câncer de mama caiu mais de 60% no Brasil, mas os volumes foram restabelecidos em 2021, porém muito aquém dos 70% da população, preconizados pela Organização Mundial da Saúde. Os médicos acreditam que campanhas de saúde pública como o Outubro Rosa deveriam se expandir para os demais meses.
A Sociedade Brasileira de Mastologia preconiza a realização da mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos. Com o mote ‘QUANTO ANTES MELHOR’, a entidade alerta a população para quanto antes realizar os exames preventivos, melhor para a mulher, caso seja detectada com a doença. Se diagnosticada precocemente, as chances de cura podem chegar a 95%.