Diversas áreas do Hospital Estadual Américo Brasiliense, em São Paulo, tiveram seus ambientes transformados em jardins e espaços externos para acolher os pacientes que precisam realizar exames. A revitalização dos espaços, inaugurado em 13 de dezembro, faz parte do projeto “Humanização em Hospitais”, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), responsável pela gestão do sistema de diagnóstico por imagem na rede pública, em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo e o hospital.
A ambientação transformou as salas em jardins, com toques de aquarela nas copas de árvores como os ipês, que também estão presentes no jardim do hospital. Em tons pastéis, as pinturas remetem à alegria e leveza, promovendo a sensação de acolhimento em duas salas de raios X, uma sala de tomografia e uma sala de mamografia.
“Para nós, é importante que o paciente se sinta à vontade e tranquilo ao realizar um exame e acreditamos que ambientes acolhedores impactam diretamente no comportamento do ser humano, proporcionando maior confiança e segurança ao frequentar o local. Por este motivo, ao longo de 2020, o projeto passou por quatro de nossas unidades – Ipiranga, Guaianases, Grajaú e Américo Brasiliense -, humanizando a relação entre os profissionais, o serviço oferecido e, claro, o paciente”, destaca Cristiane Claro, Coordenadora de Relacionamentos Institucionais da FIDI.
O projeto “Humanização em Hospitais” teve início em outubro de 2017 e outros nove hospitais já foram transformados para maior conforto e acolhimento dos pacientes os hospitais, como Hospital Infantil Darcy Vargas, Hospital Infantil Cândido Fontoura e Conjunto Hospitalar do Mandaqui, em São Paulo, Hospital Infantil Márcia Braido, em São Caetano do Sul, e Hospital Materno Infantil (HMI) e Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiás.