Com o objetivo de responder ao Plano Global da Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio da inclusão de pacientes e familiares no planejamento das ações de saúde em todos os níveis da assistência, e atender ao tema da campanha 2023 do Dia Mundial da Segurança do Paciente – “Engajando o paciente para sua segurança” – a Sociedade Brasileira para a Qualidade e Cuidado do Paciente e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz se unem para a realização do Fórum Paulista de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente SOBRASP/Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
O evento acontece no dia 28 de junho, das 9h às 17h, no auditório de eventos técnico-científicos da área da saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, bairro de Bela Vista, em São Paulo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da SOBRASP: www.sobrasp.org.br.
O público-alvo são profissionais da saúde (enfermeiros e técnicos de enfermagem, farmacêuticos e técnicos em farmácia, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, nutricionistas, entre outros); lideranças, gestores e demais profissionais que atuam nos serviços de saúde (direito, engenharia, entre outros); e alunos de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação na área.
“Comemoramos com ênfase essa primeira parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, visto que um dos objetivos estratégicos da SOBRASP é o desenvolvimento de habilidades e a difusão do conhecimento acerca da qualidade do cuidado e segurança do paciente. Além disso, realizar esse primeiro Fórum, juntos, no ano em que o DMSP tem como foco o engajamento do paciente pela sua segurança é ainda mais importante e especial”, afirma o presidente da SOBRASP, Victor Grabois.
Para a Gerente de Qualidade, Segurança do Paciente e Desfechos Clínicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Paola Andreoli, “colaborar está na nossa essência e, por meio dessa parceria com a SOBRASP, pretendemos ampliar nossa capilaridade e participação em eventos relevantes na área da Qualidade e Segurança do Paciente, aumentando assim, nossa presença em discussões de temas socialmente importantes. É com grande prazer que iniciamos essa parceria, que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento científico e de compartilhamento de experiências, visando a busca da excelência na qualidade dos serviços e maior segurança do paciente em nossa região. Que possamos, em conjunto, ser a semente de outras iniciativas semelhantes Brasil afora”.
PROGRAMAÇÃO
9h às 9h30 – Cerimônia de abertura
– Victor Grabois – Presidente da SOBRASP. Coordenador executivo do Proqualis/Fiocruz
– Ícaro Boszczowski – Diretor-Executivo Médico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
9h35 às 10h10 – Conferência magna: desafio global OMS: engajamento do paciente para uma assistência segura
Júlio Pedroza – Diretor de Projetos da Organização Panamericana de Saúde (OPAS)
Ementa: Visão holística do paciente acerca dos sistemas de saúde. Como promover o engajamento de pacientes e comunidade. Reorientação do modelo de atendimento dos serviços de saúde.
10h10 às 11h – Talk show: o desafio do letramento em saúde: o acesso à informação para melhorar a qualidade dos serviços e a segurança do paciente
– Marina de Neiva Borba – Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito Sanitário – CEPEDISA/USP e do Observatório de Direitos dos Pacientes.
– Virginia Visconde Brasil – Coordenadora da REBRALS e Professora titular da Universidade Federal de Goiás.
– Felipe Reis – Diretor Médico de Transformação Digital da Folks
Ementa: O letramento em saúde como base para o envolvimento do paciente nos cuidados à saúde seguros e de qualidade. O acesso ao prontuário e dados da unidade de saúde e a tomada de decisão compartilhada. Desafios e perspectivas por parte dos profissionais de saúde frente ao fornecimento de informações aos pacientes/familiares para decisão compartilhada.
11h às 12h10 – Mesa redonda: a nova gestão para a área da saúde: qualidade de todo o sistema
– Teresinha Covas Lisboa – Sócia-Diretora da TCL Consultoria e Presidente da Adm-Associação Brasileira de Administração
– Márcia Makdisse – sócia-fundadora da Academia VBHC – Value-Based Health Care
– Paulo Borem – Diretor Sênior do Institute for Healthcare Improvement (IHI)
Ementa: Gestão inovadora para transformação do cuidado em saúde com foco na qualidade e segurança. Saúde baseada em valor – caminho para a nova liderança. Engajamento do paciente na gestão da qualidade dos serviços de saúde
13h30 às 14h40 – Mesa redonda: o que temos aprendido com os usuários nos serviços de saúde? A jornada do paciente
– Fernanda Fuscaldi – Gerente de Qualidade do OS CEJAM- Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim
– Juliana Amaral – Supervisora de Práticas Assistenciais e Educação Corporativa no Hospital Alemão Oswaldo Cruz
– Iohana Salla – Diretora Técnica na Laços Saúde
– Sandra Baltieri – Gerente de Gestão de Qualidade Grupo Santa Joana
Ementa: A jornada do paciente na Assistência Primária à Saúde – APS; na Assistência hospitalar; no Atendimento domiciliar; na Atenção materno-infantil.
14h40 às 15h30 – Painel: a força da governança para a sustentabilidade de um sistema de saúde seguro e confiável
– Fernando Torelly – Superintendente Corporativo-CEO no HCor – Associação Beneficente Síria
– José Marcelo A. de Oliveira – diretor-presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
15:40 às 16:30 – Talk show: jornada do usuário e linhas de cuidado: essas novas perspectivas trazem mais qualidade aos serviços de saúde?
– Lucas Zambon – Diretor Científico do IBSP e Professor Titular de Medicina no Centro Universitário São Camilo
– Claudia Lang – Gerente de Atenção à Saúde no Humap-UFMS/Ebserh
– Victor Piana – Diretor geral da A.C.Camargo Cancer Center
– Eno Dias – Coordenador do projeto Cuidado Integral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
16h30 às 17h – Conferência de encerramento: a década do envelhecimento saudável nas Américas
– Lucas Guimarães – Preceptor do Ambulatório de longevos da Unifesp/EPM