No dia 14 de dezembro, a FUJIFILM, em parceria com o Hospital Universitário – USP (HU-USP) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) realizará uma cerimônia para marcar a conclusão do Projeto Telemedicina.
O Telemedicina Project conduzido pelo Synapse PACS (Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens), da FUJIFILM, realizou 17 conferências mensais de telerradiologia desde junho de 2017, que conectou radiologistas de três hospitais, o Hospital Universitário da USP (HU-USP) e Hospital Santa Cruz, ambos de São Paulo (SP), com o Hospital Amazônia, em Belém (PA).
Quase 120 casos de diagnósticos anônimos foram apresentados durante as conferências, onde os radiologistas aprenderam, discutiram e trocaram opiniões, observando as mesmas imagens, por meio da alta qualidade que o sistema Synapse apresenta.
Para encerrar o projeto, a 18ª e última conferência de telerradiologia será realizada ao vivo durante o evento e, na sequência, será realizada uma conferência Brasil – Japão, com o Dr. Moriyama que irá apresentar um caso de endoscopia e compartilhar as amplas possibilidades de tratamentos com o público presente.
A cerimônia contará com a presença da Embaixada do Japão e outros convidados proeminentes do país e do Brasil, com apresentações dos hospitais participantes, da FUJIFILM, além de outros parceiros que vão falar sobre o projeto realizado com o Synapse PACS, bem como os pontos de vista prospectivos das colaborações bilaterais entre os dois países.
A FUJIFILM iniciou a Colaboração Médica Japão-Brasil em 2013 com o Projeto de Triagem do câncer colorretal, em parceria com o METI (Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão), HU-USP e outros cinco hospitais. A companhia entrou no Projeto Futuristic Cancer Screening Institute com o HU-USP em 2015, para integrar projetos com o Synapse PACS e outras soluções de TI, com objetivo de dar continuidade às iniciativas de promover a saúde da população brasileira.