Fundação Roberto Rocha Brito realiza curso especial sobre trauma

A Fundação Roberto Rocha Brito (FRRB), entidade de ensino ligada ao grupo Vera Cruz realizou, nesta semana, dois cursos consecutivos de atendimento ao traumatizado, o “European Trauma Course (ETC)”. A imersão, de 24 horas, capacitou 24 profissionais entre cirurgiões, anestesiologistas, emergencistas e intensivistas, que ficam à frente do atendimento da área nas salas de urgência. A aula contou com o apoio da Disciplina de Cirurgia do Trauma (DCT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Segundo dados do Ministério da Saúde, o trauma, diretamente ligado aos acidentes de trânsito (envolvendo carros, motocicletas, condutores e pedestres) é a primeira causa de morte em pessoas com menos de 50 anos no Brasil. Todos os anos, são registrados mais de 1 milhão de sinistros, com 40 mil vítimas fatais e deixando mais de 370 mil feridos. Já no mundo, é a quarta maior causa de morte entre pessoas na faixa etária entre 15 e 29 anos. “O que nos preocupa é que muitos dos óbitos são evitáveis. Mesmo após a falha de medidas preventivas, podemos organizar os atendimentos nos hospitais e ter profissionais capacitados para melhorar a qualidade do atendimento e impedir que elas ocorram”, destaca o professor do curso e assessor técnico do Centro de Trauma do Vera Cruz Hospital, Gustavo Pereira Fraga.

A programação contou com diversas simulações de atendimento e workshops de procedimentos com instrutores da Polônia, Suécia, Portugal, Croácia e de alguns estados do Brasil. “Estamos orgulhamos em poder proporcionar, aos profissionais na linha de frente de atendimento ao traumatizado, esse curso, que é único no Brasil, e capacitá-los para disseminar o conteúdo para outros profissionais, melhorando, assim, o atendimento nos serviços de saúde”, conclui Aloísio Carvalhaes, presidente da Fundação Roberto Rocha Brito.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.