Ampliar o acesso à saúde para mais brasileiros sempre foi uma ambição importante para o Grupo Fleury. Por isso, a empresa estabelece nova parceria com a ONG Gerando Falcões, que busca combater a pobreza nas favelas e periferias do país, e acaba de desenvolver o projeto Atenção Primária à Saúde (APS) no formato figital (junção do físico com o digital) com o objetivo de oferecer serviços de cuidados à saúde voltados aos moradores de comunidades que integram o Projeto Favela 3D na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), onde a iniciativa foi lançada, e na Favela Marte, em São José do Rio Preto (SP), que contará com essa assistência a partir de 2023.
O serviço de APS foi inaugurado no dia 15 de agosto na Favela dos Sonhos e tem como um dos seus grandes aliados a telemedicina, ferramenta de conexão entre pacientes e médicos que torna possível o acompanhamento e orientação do paciente ao longo de sua jornada de cuidado, da prevenção e do diagnóstico ao tratamento – sem a necessidade de estar presente em um só local. Para se ter uma ideia, a modalidade já é uma das mais importantes frentes dentro do Grupo Fleury, com mais de 1 milhão de atendimentos – sendo que 40% deles são realizados em locais onde a companhia não está fisicamente presente por meio de suas marcas regionais.
As consultas são realizadas em uma cabine de telemedicina, onde os moradores da favela que tiverem necessidades de saúde passam por triagem e teleconsulta, tendo atendimento da equipe de profissionais do Grupo Fleury – composta por médicos que atuam à distância e técnicos de enfermagem no local. O serviço conta com equipamentos e acessórios tecnológicos, como aparelhos TytoCare – que possibilitam ao médico a ausculta cardíaca e pulmonar, avaliação da garganta e ouvido, sons estomacais e gastrointestinais, verificação de imagens de pele, temperatura corporal e frequência cardíaca, tudo à distância e em tempo real – e prescrição médica com certificação digital.
Os moradores da favela atendida que buscam atendimento médico na sede comunitária são recepcionados por técnicos de enfermagem e passam pela triagem e aferição dos sinais vitais. Em seguida, de forma individual, o médico, via telemedicina, realiza a investigação do contexto de saúde e de vida do paciente, além de utilizar o TytoCare para exames físicos.
A partir daí, a equipe do Grupo Fleury irá avaliar as demandas e necessidades da comunidade para, posteriormente, criar ações específicas, seja encaminhamento para especialistas, acompanhamento da saúde mental, inclusão em outros programas de saúde etc. A empresa acredita que sua atuação é mais uma das formas que pode contribuir para fortalecer e cooperar para a redução das desigualdades sociais e ampliar o acesso à saúde.
“Estamos muito felizes com essa parceria com a Gerando Falcões porque nos possibilita avançar na nossa ambição de levar saúde de qualidade a cada vez mais pessoas, especialmente àquelas que fazem parte de comunidades em que podemos gerar mais impacto com nosso conhecimento e cuidados médicos”, destaca Marcio Mendes, presidente do Conselho de Administração do Grupo Fleury e coordenador do Comitê ESG da empresa. “Nosso desejo é estender essa iniciativa a outras comunidades, alcançando mais pessoas, realizando aprimoramentos a partir deste primeiro Projeto”, complementa.
O programa Favela 3D, desenvolvido pela Gerando Falcões, tem como propósito “transformar as favelas em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos”. A Favela dos Sonhos, a primeira a ser contemplada por essa parceria, já vem sendo beneficiada por outras implementações do programa, com soluções focadas em moradia digna, urbanismo social, geração de renda e desenvolvimento social, a fim de buscar a reestruturação e a melhora na qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos.
“Integrar o projeto Favela 3D é uma excelente forma de cooperar para a redução das desigualdades sociais e oferecer atendimento em saúde aos moradores da comunidade. No Grupo Fleury, temos uma trajetória sustentável, um papel de agente transformador, levamos conhecimento, saúde e oportunidades às comunidades nas quais atuamos. Nosso engajamento à rede Gerando Falcões reforça esse nosso compromisso”, afirma Daniel Périgo, gerente sênior de ESG do Grupo Fleury.
“A mudança na Favela dos Sonhos vai além da questão estética. O Favela 3D visa a promover uma transformação completa, com pilares essenciais focados na melhoria da qualidade de vida de seus moradores, entre eles o acesso à saúde. A parceria com o Grupo Fleury será essencial para a população local, que será acompanhada e assistida por equipamentos de ponta, além de profissionais extremamente capacitados”, comemora Nina Rentel, diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões.