O trabalho intitulado “Estimação indireta dos intervalos de referência pediátrico e adulto do mensurando Cobre em plasma no método turbidimétrico”, apresentado pelo Sabin Diagnóstico e Saúde, na 48ª edição do Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC), que neste ano, aconteceu em Florianópolis (SC), entre os dias 18 e 21 de junho, recebeu o Prêmio PNCQ de melhor trabalho sobre o controle de qualidade.
O trabalho apresenta o estudo de intervalo de referência para o exame de Cobre feito para adequar os valores de referência da população atendida. Desta forma o médico assistente tem disponível uma informação mais atualizada e precisa que possa apoiar a sua tomada de decisão com mais assertividade.
“O método turbidimétrico permite o processamento mais ágil de amostras e em maior quantidade, no entanto, hoje na literatura há poucos estudos sobre o intervalo de referência de Cobre para este método, por isso o trabalho apresentado é inovador. Além disso, a própria prática de atualização desses intervalos é algo novo e muito importante para adequar esses valores a população atendida”, explica Tawana Correa Rodrigues Amorim Rosa, analista do controle de qualidade do setor de Imunoquímica do Sabin Diagnóstico e Saúde em Brasília e autora do trabalho.
Para ela, “a premiação é mais um incentivo para que os profissionais possam olhar a rotina e pensar para além dela, buscando oportunidades de desenvolvimento de pesquisas técnico científicas que possam melhorar a sua prática e as entregas que são realizadas a partir dela”, conclui.
Além deste reconhecimento, outros 14 estudos produzidos pelas nossas equipes regionais do Sabin de Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Maringá (PR), Salvador (BA), São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Uberaba (MG) também foram apresentados no evento.
“Este reconhecimento é mais uma chancela à qualidade da nossa atuação, que valida como a nossa estratégia assegura não apenas a exatidão, mas também a eficiência dos nossos serviços. Nosso rigor em controle interno de qualidade nos permite seguir conquistando maiores níveis de excelência em cada exame realizado no Grupo Sabin, em busca do estado da arte”, celebra a presidente executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.
“O Congresso da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC é um fórum importante de informação científica e, por isso, para nós é tão importante este prêmio. Ele reforça o nosso compromisso genuíno com investimentos e apoio à pesquisa técnico-científica, contribuindo para o desenvolvimento de novas metodologias diagnósticas e para a evolução da saúde. E nos inspira ainda mais a seguirmos pautados por este propósito de cuidar das pessoas, oferecendo medicina diagnóstica com inovação e excelência”, concluiu.
Há mais de três décadas investindo em pesquisas técnico-científicas e inovação, o Sabin se consolidou como uma plataforma estratégica de validação de novas metodologias diagnósticas, desenvolvidas pela sua equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e por meio de parcerias com fornecedores e startups.