Durante a pandemia de Covid-19, tem se tornado cada vez mais evidente a importância da telemedicina para manter a continuidade da assistência em saúde, evitando exposições desnecessárias e aglomerações. A partir desse contexto, o HCor implementou a teleconsulta particular para pacientes. A tecnologia, disponível na plataforma digital (www.hcordigital.com.br), permite a continuação de tratamentos e aumenta a oferta de serviços de saúde de uma forma segura.
O objetivo é oferecer uma opção adicional para os pacientes que quiserem entrar em contato com especialistas, mesmo estando fisicamente distantes. O uso da telemedicina evita, ainda, o deslocamento, e favorece o isolamento social.
A iniciativa é destinada a qualquer pessoa que deseja atendimento particular com médicos e outros profissionais de saúde do corpo clínico do HCor. “A teleconsulta faz parte de um projeto maior de transformação do HCor em um ‘hospital digital’, com múltiplas possibilidades de recursos em saúde conectada, utilizados de forma responsável e segura, visando o aumento da eficiência e qualidade dos serviços prestados pela instituição”, explica Dr. Kevin Yun Kim, coordenador Logístico de Telemedicina do HCor.
Os teleatendimentos são realizados por meio de videoconferência, mediante cadastro, agendamento online e o preenchimento de um breve questionário de triagem. Ao final do processo, o paciente receberá um resumo de seu atendimento e as documentações geradas – receituários, atestados e solicitações de exames complementares. Os receituários criados pela plataforma geram um código que pode ser utilizado diretamente na compra de medicamentos, facilitando a ida de pacientes às farmácias. Todas as informações ficam salvas no histórico digital, e podem ser acessadas, baixadas e impressas a qualquer momento.
“Considerando que passamos a viver o ‘novo normal’, com aglomerações minimizadas, higienização constante e uso regular de máscaras, a telemedicina se mostra como uma excelente alternativa para que pacientes possam dar continuidade a tratamentos de saúde sem precisar sair de casa”, diz Dr. Kevin.