Principal hemocentro do estado do Rio de Janeiro e unidade de referência para tratamento de doenças do sangue no país, o Hemorio inaugurou, na terça-feira (7), sua nova enfermaria infantil (crianças de 1 a 14 anos) ao lado de representantes e autoridades da Fundação Saúde e Governo Estadual. São oito leitos, sendo um de isolamento, para tratamento de doenças hematológicas primárias como: leucemias agudas, linfomas, anemia aplástica e doença falciforme.
“O espaço chega para reforçar o atendimento do Hemorio no campo da hematologia e hemoterapia pediátrica e tem como principal objetivo garantir uma assistência adequada às crianças que ali permanecerem. Agora todas vão poder contar com uma sala exclusiva para atender suas especificidades sendo acompanhadas de perto por profissionais especializados”, declarou o Diretor Geral do Hemorio, Luiz Amorim.
Para funcionamento do espaço, no 8º andar da sede, foram investidos cerca de 250 mil reais e realizadas obras de impermeabilização de toda a laje, além de reforma completa da área interna. Trinta funcionários estarão atuando no setor no atendimento dos pacientes.
Para ser atendido na unidade é preciso ser encaminhado por uma unidade básica de saúde ou clínica da família, com indicação de consulta com um especialista em Hematologia. Obedecendo aos critérios e seguindo aos fluxos do sistema estadual de regulação de leitos, qualquer criança com doença poderá ser atendida.